Bom Gourmet
Feriado do dia 7 é oportunidade para reajuste de preços em restaurantes
Durante o feriado do dia 7 de setembro o mercado da comida de rua pode encontrar menos movimento, enquanto destinos turísticos devem ficar mais movimentados. Momentos como esse, de aumento de consumo em restaurantes, são uma oportunidade para readequar os preços no cardápio. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
De acordo com o IBGE, de janeiro a junho deste ano, comer em casa ficou 11,8% mais caro, enquanto a alimentação fora de casa aumentou em 4,6%. Desde 2020, o custo para se alimentar em casa subiu 43%, e comer fora de casa ficou 17,4% mais caro. Tonin explica que, como os ingredientes utilizados em ambas as modalidades são praticamente os mesmos, a diferença nas porcentagens reflete a dificuldade dos estabelecimentos em repassar o aumento dos custos dos insumos aos produtos.
Para o especialista, a economia em retomada e o feriado do dia 7 de setembro – que acontece logo no começo do mês, quando as pessoas acabam de receber seus salários –, fazem desse um bom momento para o reajuste de preços em bares e restaurantes.
“Devemos estar atentos: equilibrar os preços, para não afastar os clientes, mas também não apertar demais as margens. Estamos caminhando gradualmente de volta ao cenário do mercado pré-pandemia”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.