Receitas & Pratos

Brasil Sabor

5 pratos que mostram a riqueza de sabores e ingredientes das regiões brasileiras

Festival gastronômico que acontece em 19 estados tem pratos criados por 500 restaurantes participantes

por Guilherme Grandi Publicado em 17/05/2019 às 15h
Compartilhe

Em um país de dimensões continentais, tentar explicar como é sua gastronomia pode ser um pouco difícil. Mas, este é o objetivo do Festival Brasil Sabor, que começa nesta quinta-feira (16) com mais de 500 restaurantes participantes em 19 estados brasileiros. O evento, que vai até o começo de junho, tem como objetivo mostrar que as comidas preparadas nas cinco regiões do país podem ter uma ligação entre si – mesmo sendo tão diferentes.

Realizado há 14 anos, o evento é um incentivo para chefs e cozinheiros criarem receitas inspiradas em técnicas, temperos e ingredientes originalmente brasileiros, utilizando insumos nativos e produtos locais que expliquem como é a culinária do país. Para Lucas Pêgo, diretor de desenvolvimento da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel), é possível fazer uma conexão entre as cinco regiões. É como se explica no tema escolhido para este ano: Original do Brasil.

“Se tem uma coisa em comum entre todas as regiões do Brasil é a diversidade. É assim como o próprio povo brasileiro, com diferentes origens e influências, e a gastronomia é um reflexo disso. Para esta edição, nós desafiamos os estados a selecionarem um ingrediente único que represente a sua culinária, e a partir dele os chefs precisaram criar as receitas servidas no Festival”, explica.

Pêgo conta que foi difícil escolher apenas um ingrediente para representar cada estado, mas que o resultado foi bastante curioso. Há ingredientes conhecidos como o charque do Rio Grande do Sul e a carne suína do Paraná, mas também outros pouco conhecidos do restante do país, como a vinagreira do Maranhão (conhecido como caruru-azedo) e o socol do Espírito Santo (um embutido de lombo suíno).

Também foram escolhidos ingredientes que conectam uma região à outra, como a macaxeira (mandioca) que representa os estados do Amapá, no Norte, a Paraíba e Pernambuco, no Nordeste. Isso é o que o diretor de desenvolvimento da Abrasel chama de ‘comida de lugar’, não necessariamente um prato típico.

“Muitas vezes, o prato típico abrange não um estado todo, mas uma região única, um bairro ou uma cidade. A comida de lugar vai além, com diferentes preparos de um ingrediente único”, explica.

Veja cinco pratos participantes do Festival Brasil Sabor 2019 que representam bem cada região do país, segundo Lucas Pêgo:

Norte

Prato da região Norte

Foto: divulgação.

Delícia da Amazônia, de Macapá (AP)
Preparado pela chef Sara Sarraf, do restaurante Bom Sabor, o prato leva um filé de pescada amarela banhado ao molho de camarão regional acompanhado de arroz de jambu e tucupi (creme da raiz da mandioca).

Nordeste

Prato do Nordeste

Foto: divulgação.

Cordel, de Fortaleza (CE)
O chef Carlos Henrique Sarmento prepara uma almôndega de entrecôte recheada com queijo meia cura e servido com aligot de abóbora cabotiá e creme de nata ao gratin de queijo e flocos de alho.

Centro-oeste

Prato do Centro-oeste

Foto: divulgação.

Cupim na Cachaça, de Campo Grande (MS)
A carne bovina do Mato Grosso do Sul foi escolhida como base para este prato representativo do Centro-oeste. Preparado pelo chef Marcelo Sobral, o cupim ao molho rôti reduzido com cachaça e servido com purê de mandioca na manteiga de garrafa, farofa de farinha de biju e alho.

Sudeste

Prato do Sudeste

Foto: divulgação.

Rosado, Perfeito E Pecador, de Belo Horizonte (MG)
O cozinheiro Salmen Brikzem e o chef executivo e sócio Bruno Cajado, do Fürst Tap Room, preparam um filé suíno com mousseline de mandioquinha e queijo Minas meia cura, acompanhado de hóstia de couve na manteiga.

Sul

Suíno do Paraná

Foto: divulgação.

Blackberry Ribs, de Curitiba (PR)
Preparado com costela suína assada por quatro horas, o prato representante da região leva redução do molho de amoras silvestres da região dos Campos Gerais e acompanha batata recheada com purê cremoso de batatas, provolone e bacon.

Os pratos servidos durante o Festival Brasil Sabor custam de R$ 12 a R$ 185, dependendo da localidade. O evento vai até o dia 2 de junho. A lista completa de restaurantes e pratos participantes pode ser consultada no site do festival.

Compartilhe

8 recomendações para você