Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Claudio Moreira
Claudio Moreira vai mostrar como treinar as equipes com excelência.| Foto: cortesia/Claudio Moreira

Cultura, pessoas e processos. O tripé básico do treinamento de colaboradores de todo restaurante de sucesso será o tema da terceira mentoria do FoodCo., que será realizado nesta quarta (1), a partir das 16h, pela internet.

Para isso, a maior comunidade de conteúdo e educação do Brasil para o setor de food service vai receber Claudio Moreira, professor de liderança e gestão da escola Conquer+. Durante pouco mais de uma hora, ele vai conversar e trazer a experiência de uma carreira de mais de duas décadas treinando equipes de grandes redes de alimentação – mas, com conceitos e processos que servem para todo tipo de operação.

Moreira atua no treinamento de equipes das lojas de conveniência Select, da rede de postos de combustíveis Shell, mas já passou por grandes redes como Bob’s, Habib’s, Grupo Nós, Raízen, supermercados Mudial, Sendas e Extra, entre outros.

Ao Bom Gourmet Negócios ele contou que a excelência no atendimento para conquistar os clientes independe do tamanho da operação. Seja nas grandes redes ou nos pequenos restaurantes, os processos e as rotinas são exatamente as mesmas no final das contas.

“O que difere é a escala, porque uma empresa grande traz centenas ou milhares de colaboradores num programa de treinamento de um ano. Já uma empresa pequena vai lançar mão de outras ferramentas, como o treinamento ombro a ombro ou pela discussão de um vídeo. As duas podem alcançar resultados muito semelhantes”, conta Claudio Moreira.

Afinal, não basta ter um bom produto se o atendimento não criar uma experiência satisfatória e memorável aos clientes. E é sobre isso que o profissional vai falar na mentoria desta quarta (1), revelando os segredos da excelência operacional dos restaurantes e demais operações. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

Tripé do encantamento

Para conquistar essa excelência no atendimento, Claudio Moreira explica que existem três pilares a serem levados em conta à risca pelos empresários. Um está diretamente ligado ao outro.

“A cultura, ou seja, a forma como você lida com os seus valores e a equipe absorve isso; pessoas muito bem selecionadas e treinadas; e processos para mitigar as dúvidas e minimizar a possibilidade de você não entregar ao cliente o que promete”, ressalta.

Os conceitos destes três pilares serão contados por Claudio Moreira a partir de experiências acompanhadas por ele em outras marcas que se tornaram ícones de excelência no food service brasileiro. A rede Outback, por exemplo, é muito citada pelo profissional por conta de todo o encantamento que gera nos clientes.

Não é difícil encontrar grandes filas nas lojas da rede em praticamente todos os dias da semana, e isso se dá não apenas pelo produto oferecido ou pelas estratégias de marketing adotadas. O treinamento dos colaboradores faz com que criem nos clientes o desejo de consumir cada vez mais, proporcionando uma experiência memorável.

“Os pequenos restaurantes podem aprender que consistência operacional, ou seja, entregar um bom resultado todos os dias, não é exclusividade de uma empresa grande. Eles podem manter uma consistência de entrega também numa empresa menor, basta entender quais são os seus processos, desenhar bons procedimentos e engajar a equipe na cultura da loja”, completa.

A mentoria com Claudio Moreira será nesta quarta (1), às 16h, pela internet. Clique aqui e se inscreva gratuitamente.

Alcance o sucesso

O FoodCo. é a nova plataforma de comunidade e educação para o food service da Pinó e da Gazeta do Povo, para promover o desenvolvimento e a excelência do setor no país. No ar desde o final de julho deste ano, a foodtech traz ao mercado conteúdos e análises aprofundadas para recuperar o ambiente de negócios após a pandemia.

Comunidade, academia, conexão, inteligência de mercado e transformação são cinco pilares de atuação da comunidade, com o objetivo de fomentar e desenvolver os empresários do food service e seus negócios no Brasil. O FoodCo. está no mercado para preparar os empreendedores e operadores do setor ao futuro que já não está mais lá na frente -- é o hoje e o agora.

O FoodCo. tem duas frentes de atuação com foco total nos empresários: ações de comunidade/networking e ações educacionais.

No primeiro grupo, destacam-se a realização mensal de arenas de experiências com protagonistas do mercado onde os membros da comunidade poderão interagir ao vivo com o convidado fazendo suas perguntas; as sessões de mentorias coletivas com professores e consultores especialistas no setor; e também a possibilidade de os membros participarem das comunidades FoodCo., grupos no WhatsApp para que os empresários debatam e troquem ideias e experiências, formando uma grande rede de especialistas.

Já nas ações educacionais, os empresários membros da comunidade terão acesso a conteúdos técnicos desenvolvidos por parceiros especialistas; estudos de cases inspiradores de empresários do ramo em vídeo; resultados de pesquisas exclusivas sobre o setor e o comportamento do consumidor; e acesso a um BI (business intelligence) exclusivo dentro da plataforma com dados macroeconômicos e setoriais que afetam o dia a dia dos negócios, além de um boletim mensal de análise dos dados mais relevantes. Tudo isso conectado com especialistas e consultores que são referências em suas áreas de atuação.

Juntos do FoodCo. estão instituições e entidades de excelência no setor, como a Escola de Gestão e Negócios da Gastronomia (EGG); o canal Food&Franquias; a Brain Inteligência Estratégica; NaMesa Consultoria; Conquer+; e Sacas Hub. Além disso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel nacional); Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Abrasel-PR também são as entidades que apoiam o FoodCo.

O empresário que quiser fazer parte dos grupos exclusivos e receber o pacote de conteúdo e inteligência FoodCo. precisa assinar a plataforma.

A assinatura anual é de R$ 9,90/mês e pode ser feita aqui. Com ela o empreendedor tem acesso a todo o conteúdo na plataforma, pode participar das mentorias coletivas, arenas de experiência e demais ações do FoodCo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]