
Pode todo o serviço de alimentação de um hotel ser feito na brasa, em uma cozinha ao ar livre? O Hotel 5 Bilhões de Estrelas responde: Sim. Ação da Cervejaria Patagônia, da Ambev, o inusitado hotel montado em Soldados do Sebold (na Serra Catarinense) recebeu no feriadão de Sete de Setembro três turmas de hóspedes que puderam passar pela experiência de conexão com o "mundo lá fora", mote da Patagônia.
O Bom Gourmet participou da primeira turma. Tivemos o privilégio de vivenciar um dia no Hotel 5 Bilhões de Estrelas e provar todo o serviço de catering preparado ali, no centro do acampamento. Do café da manhã à sopa da ceia, o cardápio inteiro do 5 Bilhões de Estrelas foi feito entre parrillas e fogueiras.

No comando da operação o assador El Topador. O gaúcho Antônio Costaguta - que em Porto Alegre está a frente do Rancho Tabacaray e o projeto de resgate da cultura do Rio Grande do Sul - foi o responsável pelo cardápio do hotel. Ele, e mais uma equipe de cinco pessoas, mostrou que a gastronomia na brasa vai muito além dos assados - embora esses também estivessem no menu e em destaque.
De geleia a sopa, tudo foi preparado na brasa no Hotel 5 Bilhões de Estrelas
Já na recepção, os hóspedes eram recebidos com uma brunch. Na mesa farta, destaque para o bolinho de costela, as empanada assadas sobre a brasa e a geleia de alho defumado - adocicada e que combinava perfeitamente com os queijos e embutidos que também estavam no cardápio.
Para acompanhar, toda a linha da Cerveza Patagônia. Com uma forte relação com o inverno e com um público fiel nas regiões Sul e Sudeste do país, a cervejaria conta com quatro cervejas: Amber Lager, Bohemia Pilsener, Weisse e IPA. Cada uma delas se encaixa em uma estilo próprio, apresentando níveis de corpo e amargor únicos.

"A gente entende que o proposito desse evento é uma reconexão e isso tem relação com a simplicidade. Quanto mais simples, mais feliz. Mas é preciso fazer isso de uma forma a agregar valor para que a experiência, os sabores, se perpetuem. Para iso, a gente tenta passar pelas coisas simples, mas com um toque de modernidade. Trazendo elementos que ajudem as pessoas a viajarem e também se reconectarem com o paladar", explica Costaguta, o El Topador.
O jantar, servido por Costaguta após uma trilha na região - a qual teve a condução luxuosa da montanhista Aretha Duarte, primeira mulher negra da América Latina a chegar ao cume do o Everest -, contou com 16 pratos. Entre eles: morcilla, pimentões recheados com provolone, entrecote, costela bovina e de porco, frutas assadas, panquecas com doce de leite e até mesmo um creme de ervilhas - para aquecer a todos antes de cada um seguir para sua barraca.
Para o café da manhã, mais fogo. Nesse caso, uma chapa de ferro sobre a fogueira recebeu o pão chapati preparado pelos hóspedes. Na turma do Bom Gourmet, quem conduziu a oficina de pães foi o apresentador Rodrigo Hilbert, embaixador da Cerveza Patagônia.
A receia é simples: trigo, sal e cerveja até dar o ponto. Depois de sovar a massa, abrir em discos e levar à chapa quente para assar. Queijo, bacon, manteiga saborizada com ervas defumadas, tomates confitados e ovos eram as opções de recheio. Tudo, claro, também feito no fogo.
Ação busca ampliar conexão de consumidores com a marca
Esse é o segundo ano que a Cerveza Patagônia realiza o Hotel 5 Bilhões de Estrelas. Em 2022, a ação foi voltada apenas para convidados. Desta vez, eles abriram espaço para os fãs da marca conquistarem um dia de hospedagem. Para tanto, foram montadas recepções em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Bento do Sapucaí (SP ). Para saber onde estavam as recepções, era preciso desvendar as charadas lançadas no perfil da cervejaria nas redes sociais.
"Somos uma marca argentina com trabalho focado na região Sul que tem em sua essência o contat com a natureza, a vida nas montanhas. Esse tipo de evento proporciona essa experiência para as pessoas, esse momento de conexão com a natureza e também um momento forte de conexão da marca com os consumidores", explica o brand manager da Cerveza Patagonia no Brasil, Eduardo Fernandes.
O projeto, executado pela agência catarinense Guru, demorou cinco meses para sair do papel e envolveu uma equipe de pouco mais de 30 pessoas. Para 2024, Fernandes ainda não promete que o Hotel 5 Bilhões de Estrelas volte a abrir as portas. "Só o que posso dizer é que algo tão especial quanto vai vir, com certeza", diz o brand manager da marca. Que a boa gastronomia preparada direto no fogo esteja presente no próximo ano também.
*A jornalista viajou a convite da Cerveza Patagônia.
-
Estatais no vermelho: sob Lula, empresas federais voltam a ter déficit
-
Governador, parlamentares e ministros já brigam pelo espólio político de Dino no Maranhão
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
O que são os centros de doutrinação wahhabi que se multiplicam no Ocidente