Restaurantes

Roteiro

5 locais imperdíveis de Gramado e Canela: de pizzaria com temática selvagem a restaurante vintage

Confira o nosso guia de restaurantes que unem gastronomia e experiência sensorial

por Anderson Hartmann, de Porto Alegre, especial para Gazeta do Povo Publicado em 27/06/2018 às 14h
Compartilhe

Com chegada das temperaturas mais baixas, a Serra Gaúcha torna-se um forte polo turístico, atraindo todos os anos milhares de visitantes. Graças às avaliações de turistas encantados com suas belezas, Gramado foi eleita este ano como o quinto melhor destino turístico da América do Sul e o segundo melhor destino do Brasil pelo prêmio Travelers’ Choice, realizado pelo site de viagensTripAdvisor. Sim, o frio é uma das principais atrações da Região das Hortênsias. Mas a estação mais gelada (e charmosa) do ano também vem acompanhada de boa gastronomia. E junto do renome de Gramado e Canela vem a fama de que lá se come muito bem, sem falar na possibilidade de vivenciar diferentes experiências sensoriais que estimulam os sentidos. Vamos conferir algumas das pedidas obrigatórias neste vale reconhecido como “um pedacinho da Europa no Brasil”?

Magnólia

A arquitetura do Magnólia é mantida desde a década de 50, e a é vintage. Foto: Divulgação

É a incrível união de bar, restaurante e cinema em um único lugar. Tem decoração vintage assinada pelas arquitetas Rubia Fávero e Lara Mottin, uma releitura da casa construída na década de 50. Os ambientes bar e restaurante possuem cardápios e desenho de experiências distintos. O primeiro é mais voltado quem quer beber e petiscar. O segundo com pratos mais requitados. Há carta de vinhos, diversos tipos de drinks e quatro torneiras de chope de diferentes países.

Além de tudo isso, também conta com cinema no segundo andar: são cerca de 10 sofás distintos confortavelmente encaixados em 5 degraus, dando vida a uma sala super aconchegante, com telão, onde se pode ver filmes tomando drinks. Aos domingos é servido o Brunch Magnólia, uma espécie de “banquete” com duas grandes mesas cheias de minidelícias doces e salgadas, porções quentinhas, chá, café, sucos e água. E uma vez por mês acontece a Baladinha da Mag, uma festa embalada somente com discotecagem de vinil com o melhor dos anos 70, 80 e 90!

Serviço: Rua Dona Carlinda, 255 Centro (bem próximo à rua central de Canela e da Catedral), Canela – RS. De segunda a sábado, das 18h a 1h – (54) 3278 0102 ou 3031 1000.

***

Galangal

>> Rota do Churrasco em Porto Alegre: do espeto corrido ao menu degustação

Inspirado na arquitetura Asiática, o Galangal capricha na apresentação dos pratos. Foto: Divulgação

Para quem gosta de pratos asiáticos, esta é uma experiência gastronômica imperdível: comida tailandesa, chinesa, japonesa, culinária da Indonésia e Índia. A decoração faz a gente viajar, como se estivesse na Ásia, com objetos, móveis, enfeites e pinturas inspiradas naquele continente, algumas assinadas pelo mesmo artista que pintou o Templo Budista de Três Coroas. O restaurante faz um passeio pela cozinha dos principais países asiáticos, apresentando uma diversidade de pratos, texturas, aromas e sabores. Todos os temperos e condimentos usados são cultivados e feitos no próprio restaurante.
Tal qual acontece no Oriente, os peixes são frescos e todos os sushis e sashimis são preparados na hora. A apresentação dos pratos é outra atração à parte, um convite às postagens nas redes sociais.

Serviço: Av. Oswaldo Aranha, 321, Canela-RS. De segunda a sexta, das 17h às 23h30, e aos sábados, das 12h às 23h30 – (54) 3282-8205 e 981.331.142.

***

Containner

Foto: Divulgação

Já pensou em conhecer um restaurante instalado dentro de diversos contêineres, um sobre o outro? Assim é a fachada do Containner Bistrot, de Canela. O ambiente descolado e contemporâneo é um convite a uma experiência gastronômica em um lugar diferente e colorido através de pratos de uma cozinha criativa. O cardápio foi elaborado para os mais diferentes paladares, desde os famosos hambúrgueres até risotos, como o de “Parma, Brie e Rúcula”. É ideal para ir em grupos de amigos ou quando o dia está bonito para sentar nas mesinhas da rua e “lagartear” no sol. E claro, como o nome já sugere, há alguns espaços mais intimistas dentro de contêineres, com sofás e mesas baixas, para quem quer ficar mais reservado. Vai viajar acompanhado de crianças? Há um lugar para os pequenos brincarem!

Serviço: Rua Borges de Medeiros, 580 – Centro – Canela – RS. Diariamente, das 10h às 23h, exceto nas quartas-feiras – (54) 3282 7772.

***

La Braise

Steakhouse instalado em um ambiente descolado e rústico, decorado com muita madeira, vidro, ferro e espelhos. A estrela da casa é a “parrilla” que está sempre ardendo em chamas, construída no meio do salão a fim de também esquentar todos que frequentam o restaurante. Outra atração da casa é que o
cliente pode escolher a peça de carne que mais lhe agradar visualmente em uma vitrine junto ao balcão principal. Cumprindo com a temática de oferecer um desenho de experiência sensorial, tem o cardápio formado com ingredentes feitos na brasa por um “assador contemporâneo”, desde as frutas e vegetais até os queijos nobres e os mais diversos cortes de carnes.

>> Receita de t-bone dry aged com batatas dominó

A estrela da casa é a “parrilla” que está sempre ardendo em chamas, construída no meio do salão a fim de também esquentar todos que frequentam o restaurante. Foto: DivulgaçãoComo entrada a pedida obrigatória é o Steak Tartare ou ainda as Croquetas de costela 12 horas com
queijo provolone e aioli; e prato principal o Bife de Chorizo Wagyu (com excepcional gordura entremeada, conferindo sabor, suculência e maciez à carne). Já como acompanhamento, o queridinho da casa é o “Arroz La Braise”, que leva charque de vazio, moranga cabotiá, flocos de ovos, ervilha fresca e crispy de onion rings.

Serviço: Av. José Luiz Correa Pinto, 299 – Sala 07 – Canela-RS (Av. de acesso ao condomínio Laje de Pedra). De terça a sábado das 11h30 às 14h30 e das 19h30 às 23h30. Aos domingos o horário e das 11h30 às 15h – (54) 3282 8883.

***

Pizzaria Kongo

A Pizzaria Kongo é uma atração turística. com decoração é toda inspirada na segunda maior floresta tropical do mundo, a selva do Congo, na África. Foto: Divulgação

É certamente muito mais que uma opção para jantar. É uma atração turística. Virou parada obrigatória para quem quer comida e diversão. O motivo? A decoração é toda inspirada na segunda maior floresta tropical do mundo, a selva do Congo, na África, casa dos gorilas gigantes, espécie em extinção. Além da arquitetura e decoração serem muito reais, ainda há os efeitos especiais de som luz e som, com barulho de animais, tempestade, relâmpagos e tudo mais. É mágico, muito real, um espetáculo sensorial. O rodizio conta com mais de 80 tipos de pizzas doces e salgadas, entre elas, as mais famosas são Pato ao molho de laranja; Cordeiro com especiarias e geleia de molho de hortelã; Costelinha de porco ao molho barbacue; Queijo Brie, geleia de damasco e amêndoas; Linguiça defumada com queijo colonial e a Camarão ao quatro queijos. Tudo isso com um “tempero” diferente: o da magia e dos efeitos especiais.

Serviço: Av. das Hortênsias, 5683 – Gramado-RS. De terça a domingo a partir das 18h30 (somente jantar) – (54) 3286 7627.

LEIA TAMBÉM:

>>Entenda a diferença entre as pimentas branca, preta e rosa

>> Do galeto assado ao puchero, 5 pratos típicos que fazem a alegria dos gaúchos

 

Compartilhe

8 recomendações para você