Pessoas

Premiação

Pela primeira vez, restaurante 3 estrelas é retirado do Guia Michelin

Chef Sébastien Bras, do Le Suquet, na França, solicitou a retirada e foi atendido

por Bom Gourmet Publicado em 02/02/2018 às 15h
Compartilhe
guia michelin sebastien bras

Sébastien Bras está desde 2007 a frente do Le Suquet. Foto: Divulgação/Bras.fr

Sébastien Bras, do Le Suquet, na França, não é primeiro chef a pedir para o Guia Michelin que seu restaurante seja retirado da publicação. Mas é o primeiro a ser atendido. Na edição 2018, seu restaurante não constará no guia.

No ano passado, Sébastien, filho de Michel Bras, outro grande nome da gastronomia francesa, pediu que seu restaurante três estrelas, em Laguiole, no sul da França, não fosse incluído na publicação. “Seria complicado incluir no guia um restaurante que não gostaria mais de fazer parte da grande família de estrelas do Michelin”, disse Claire Dorland-Clauzel, membro do comitê executivo do grupo, à agência de notícias AFP.

<<< Leia também: Porque os restaurantes pedem para serem retirados do Guia Michelin?

le-suquet

Le Suquet conquistou a terceira estrela no Guia Michelin em 1999. Foto: Divulgação/Facebook.

Segundo o chef, a conquista das três estrelas foi um belo feito, mas a pressão sobre ele e sobre a equipe se tornou muito grande. Além disso, o fato de ter um reconhecimento tão importante, acaba gerando uma enorme expectativa na clientela.

No vídeo em que anunciou a renúncia, Sébastien disse: “Aos 46 anos preciso dar um novo sentido a minha vida, ao meu percurso profissional, procurando somente o essencial”.

Entretanto, o chef Sébastien Bras não é o primeiro a fazer esse pedido. Em 1996, o também francês Jöel Robuchon renunciou às estrelas. Em 2005 e 2006 foi a vez de outros dois chefs da França: Alain Senderens e Antoine Wester, respectivamente. E em 2015, Donatella e Mauro Bellotti — proprietários do restaurante Donatella — na Itália, renunciaram à estrela conquistada em 2008.

LEIA TAMBÉM

As 10 ideias para a alimentação do futuro

Compartilhe

8 recomendações para você