i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Lançamento

História de cozinheiros da quarentena vira livro de crônicas e receitas

  • Por Gisele Rech
  • 02/02/2021 19:00
Chef Kaio Trevizan ilustra a capa do livro Chefs de Quarentena.
Chef Kaio Trevizan ilustra a capa do livro Chefs de Quarentena.| Foto: Bruno Tadashi/Senac

Que a pandemia provocou um retorno das pessoas à cozinha, cômodo outrora colocado em segundo plano na atribulada rotina diária, não há dúvidas. Um dos indícios mais claros foi o aumento do compartilhamento de receitas e fotos de pratos nas redes sociais de março de 2020 para cá.

Como partícipe desta rotina dos cozinheiros de ocasião, o jornalista Dante Mendonça viu, neste movimento, uma rica matéria-prima para um livro parar compartilhamento de histórias e receitas. A obra, que tem a participação de 48 cozinheiros, amadores e profissionais, recebeu o nome de Cozinheiros da Quarentena: suas história e receitas e está à venda por R$ 90, mais taxas de envio, pelo número (41) 99185-8092.

"A inspiração surgiu num almoço de domingo. Percebemos que a cozinha acabou se tornando uma área de lazer e lancei a ideia no Facebook. Com as manifestações positivas, decidi tirar o plano do papel", contou Dante. Conversa vai, conversa vem, surgiu a parceria com o Senac, referência nacional quando o assunto é educação no setor da gastronomia, incluindo expertise em edição de livros.

Eduardo Sganzerla e Dante Mendonça na cozinha do Senac. Foto: Bruno Tadashi/Senac
Eduardo Sganzerla e Dante Mendonça na cozinha do Senac. Foto: Bruno Tadashi/Senac

Dante se uniu a Eduardo Sganzerla, especialista em gastronomia, e a Orlando Baumel, que ficou responsável pela curadoria. "Os selecionados responderam a um questionário de 20 perguntas, para contar um pouco da relação deles com a comida, especialmente no período da pandemia", explica o autor. As repostas serviram de base para as crônicas, que acompanham cada uma das receitas apresentadas no livro. "Todo o processo foi uma grande diversão e espero que os leitores também se divirtam com a leitura".

Um dos convidados é o jornalista e colunista do Bom Gourmet Luiz Augusto Xavier, que apresentou a receita de barriga de porco assada em leite e sálvia, com musseline de brócolis e redução de aceto. "Nunca cozinhei tanto na minha vida. Não, isso não é ruim. Pelo contrário, é sempre um prazer e um deleite ficar aquele bom tempo na cozinha, ouvindo dinossauros do rock e testando este ou aquele prato ou tentando reproduzir outro, que vi por aí e tem a assinatura de grandes chefs". A declaração do autor do Panela de Anacreon marca a abertura da sua crônica no livro.

Quem também participa do grupo dos amadores é a jornalista Dulcineia Novaes, da RPCTV, que mostrou que entende do assunto no quadro Cozinhando com Dulcineia, lançado no do Meio Dia Paraná durante a pandemia. "Fiquei surpresa e feliz com o convite. Uma coisa é o quadro, outra é aparecer em um livro! Foi muito legal compartilhar a minha receita de família de sopa de mandioquinha com músculo, que leva pinhão quando está na época", disse. Apesar da modéstia, Dulcineia tem o know-how de quem adora cozinhar e traz no repertório toda a referência da linhagem feminina da família. "Aprendi muito com mãe, tias e avós".

Dulcineia Novaes é uma das personagens do livro. Foto: Bruno Tadashi/Senac
Dulcineia Novaes é uma das personagens do livro. Foto: Bruno Tadashi/Senac

O livro também conta a história de oito chefs e professores do Senac, como Kaio Trevizan, que, inclusive, ilustra a capa do livro e de outros convidados, como os chefs Ricardo Filizola (La Cocina Gastronomia e eventos), Ieda Godoy, Délio Canabrava (Cantina do Délio), Vania Krekniski (O Limoeiro) e Rosane Radecki (Girassol).

Para o gerente do restaurante do Senac, Gilberto Pereira, responsável pela logística da produção das receitas, o projeto deu um ânimo a mais para a equipe do Senac no auge da pandemia. "Fizemos um cronograma com todos os chefs, com todos os cuidados, para que o livro pudesse acontecer. É uma mistura de várias ideias e momentos para chegar neste resultado final: este livro cheio de história e referências gastronômicas" , finaliza.

Livro reúne histórias e receitas da quarentena. Foto: Bruno Tadashi/Senac
Livro reúne histórias e receitas da quarentena. Foto: Bruno Tadashi/Senac
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LUCIO RASERA JUNIOR

    ± 0 minutos

    Como adquirir o livro .?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso