Receitas & Pratos

Passo a passo

Iogurte sempre fresquinho

Carolina Canestraro, do Leve2Go, ensina como preparar esta delícia e como aromatizá-lo do jeito que você mais gosta

por Andrea Torrente Publicado em 12/02/2015 às 01h
Compartilhe
Iogurte natural. Foto: Fred Suzuki/ Gazeta do Povo

Iogurte natural. Foto: Fred Kendi/ Gazeta do Povo

 

Fazer iogurte natural em casa é simples, não exige equipamento especial e, se o consumo for grande, dá para economizar bastante nas compras do mês. Sem falar que é mais saudável por não levar conservantes ou corantes e pode ser aromatizado do jeito que você mais gosta.

Carolina Canestraro, proprietária e cozinheira do Leve2Go, fast food saudável que aposta em lanches e outras comidinhas preparadas na hora, recomenda usar leite fresco e integral por ele ter mais gosto, ao contrário do desnatado que deixaria o iogurte “muito ralo”. Na hora do preparo, a dica da chef é manter sempre a proporção de um pote de iogurte comprado a cada litro de leite. Após a primeira produção, guarde um pouquinho de iogurte fresco para começar a próxima leva.

Para dar o start à fermentação láctea, vale usar um potinho de iogurte comum, daqueles que se encontram nos supermercados. Depois é só aquecer o leite até uma temperatura de 45 graus C e misturar o iogurte para obter uma consistência homogênea. Por fim guardar em um lugar escuro e quente até um máximo de 12 horas para a fermentação acontecer.

A demora do processo depende muito das condições climáticas, portanto a dica é fazer vários testes para encontrar a duração correta da fermentação. Nos dias mais frios, a recomendação é utilizar um saco plástico e um cobertor ou um tecido grosso para reter o calor e facilitar o processo.

Se você quiser dar um toque diferente ao seu iogurte, na hora de misturar os ingredientes adicione aromas como favas de baunilha, raspas de limão ou de laranja. “Outra opção é fazer um iogurte natural e preparar caldas de framboesa, morango ou frutas vermelhas para acompanhar”, explica Canestraro. Conservado na geladeira, o iogurte caseiro tem validade de até cinco dias.

 

Dica:

A partir da primeira leva, é possível repetir a operação algumas vezes, até a fermentação perder a força. Conservado na geladeira, o iogurte tem até cinco dias de validade.

 

* * *

Serviço:

Rua Senador Xavier da Silva, 417, Centro Cívico – (41) 3222-3333.

 

 

Tags: receita2
Compartilhe

8 recomendações para você