Produtos & Ingredientes

redes sociais

Itália lança petição para mudar o emoji mundial da pizza

O site de gastronomia Dissapore critica de forma divertida o símbolo usado nas redes sociais e propõe uma figura alternativa mais fiel à receita original

por Júlia Ledur Publicado em 04/07/2017 às 12h
Compartilhe
Site italiano critica o atual emoji de pizza. Foto: Divulgação

Site italiano critica o atual emoji de pizza. Foto: Divulgação

“Como italianos, acima de tudo viciados em pizza, nós não podemos aceitar que essa comida dos deuses seja representada por um emoji tão horrível”, diz a petição online criada pelo portal de gastronomia italiano Dissapore.

Trata-se de uma brincadeira, claro, mas não “troppo”. Segundo o site da Itália, o célebre emoji de pizza, que milhões de pessoas no mundo todo usam diariamente nas plataformas digitais, seria “enganoso”, por diversos motivos.

O primeiro erro do emoji estaria nas bordas da pizza, homogêneas demais e muito cozidas, o que confere um efeito de biscoito à massa. O ideal seria uma borda irregular, com partes mais claras e mais escuras e até alguns pontos queimadinhos, típicos do forno à lenha.

O site também reclama da cor do queijo, muito amarelada, que lembra cheddar. A receita original leva muçarela, mais branca e dispostas de forma mais irregular sobre a pizza.

Por fim, o Dissapore critica o salame picante, disposto de maneira simétrica, e a uniformidade da pizza, que indica que ela não foi feita com fermentação natural, como prevê o modo de preparo original de Nápoles, pátria da iguaria.

Mas além das críticas, o abaixo-assinado digital propõe um novo design para o emoji. “Notem as bordas convidativas, a disposição do manjericão, a suavidade (quase cremosa) da muçarela. Convencemos vocês?”, provoca o Dissapore.

Design do emoji proposto pelo portal de gastronomia Dissapore. Foto: Antonio Fucito/Divulgação

Design do emoji proposto pelo portal de gastronomia Dissapore. Foto: Antonio Fucito/Divulgação

A petição online criada pelo portal é uma maneira de tentar mudar o design do emoji. Até o fechamento desta reportagem, 143 pessoas haviam apoiado a causa. A meta do abaixo-assinado é de 200 pessoas.

“Porque a pizza é coisa nossa!”, protestou um internauta nos comentários da campanha. “E é justo que o emoji reflita a versão verdadeira, e não a das estrelas e listras”, diz, em alusão aos Estados Unidos. Será que os italianos vão ganhar essa batalha patriótica?

Leia mais

Restaurante em Curitiba serve pizza na tábua, receita italiana com formato quadrado

Conheça duas pizzarias de Curitiba que servem pizzas com até 60 pedaços

Criatividade sem limites: cantina lança pizza com borda de coxinha

 

Compartilhe

8 recomendações para você