Pessoas

tevê

Chef que atua em Curitiba vai competir no MasterChef Profissionais

O pernambucano Ivo Lopes, ex La Varenne e agora consultor do Alessandro & Frederico, é um dos 14 competidores do novo programa que começa na próxima terça (4)

por Gazeta do Povo Publicado em 27/09/2016 às 16h
Compartilhe
Os jurados do MasterChef com a apresentadora Ana Paula Padrão. Foto: Divulgação

Os jurados do MasterChef com a apresentadora Ana Paula Padrão. Foto: Divulgação

O ex chef de cozinha do La Varenne e atualmente consultor da rede Alessandro & Frederico, Ivo Lopes, é um dos 14 competidores do MasterChef Brasil Profissionais, programa que estreia na próxima terça-feira (4), na Band.

O novo programa, que irá ao ar toda semana às 22h30, terá 11 episódios com provas mais longas que o Masterchef dedicado a cozinheiros amadores e em modelos diferentes. Uma das novidades é que os competidores usam dólmã e terão que auxiliar os jurados durante o serviço de restaurante. Há provas que podem chegar a quatro horas.

“Por se tratar de cozinheiros profissionais, nossa avaliação vai além do prato. Observamos a postura, o desempenho e a organização de cada um deles”, diz Henrique Fogaça, jurado do programa ao lado de Paola Carosella e Erik Jacquin.

>>> Veja a lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2016

>>> Prêmio Bom Gourmet 2016: veja os melhores chefs, restaurantes e pratos do ano

>>> Conheça os cinco Chefs 5 Estrelas 2016 do Prêmio Bom Gourmet

Ivo Lopes é o único participante que tem um pé no Paraná. Auto-didata e com 25 anos de experiência, começou aos 16 anos na cozinha do Locanda della Mimosa, em Petrópolis, sob o comando do chef italiano Danio Braga.

Chef Ivo Lopes. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Chef Ivo Lopes é auto-didata com 25 anos de experiência. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Com o irmão e também cozinheiro Ivan Lopes e o chef Rodrigo Martins montou o cardápio do restaurante Terra Madre, em Curitiba, em 2005. No ano seguinte, o chef assumiu o Due Cuochi, em São Paulo, e em 2014 voltou a Curitiba para assumir o La Varenne, onde ficou até setembro de 2015.

No momento, atua como chef consultor da rede Alessandro & Frederico, no Rio de Janeiro, e também divide a rotina entre São Paulo e Curitiba, prestando consultoria. Em 2014 e 2015 ganhou a categoria Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet.

“Sou perfeccionista e muito chato com a limpeza, montagem dos pratos, sabores. Às vezes parece arrogância quando falo do meu trabalho, mas procuro tentar fazer o melhor e motivar minha equipe a ser assim também”, revela Lopes.

Quem vencer o programa ganha R$ 170 mil, um Nissan Kicks zero quilômetro e o troféu de MasterChef Profissional. Os dois finalistas serão premiados com R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour.

Compartilhe

8 recomendações para você