Conversa Temperada

Restaurante

Jamie’s Italian, mesa italiana com sotaque britânico

O primeiro restaurante de Jamie Oliver nas Américas fica em São Paulo e tem como chef executivo o paulistano Lisandro Lauretti

por Nadia Schiavinatto Publicado em 12/08/2015 às 22h
Compartilhe

A história do Jamie’s Italian São Paulo, o primeiro restaurante de Jamie Oliver nas Américas, começou há pelo menos três anos. Em 2012, o chef paulistano Lisandro Lauretti decidiu enviar um e-mail à Fundação Jamie Oliver contando sobre seu trabalho e o desejo de uma parceria. “Foi um e-mail com conteúdo de muita verdade. Por partilharmos do mesmo conceito de que a boa comida tem que ser acessível, simples, saborosa e saudável, achei que teria uma chance”, conta Lauretti.

Nesses três anos, foram muitos questionamentos, idas e vindas e visitas a produtores e fornecedores até chegarem à conclusão de que poderiam trabalhar juntos. Após um longo processo de treinamento, o Jamie’s Italian foi inaugurado, em solo paulista, em março deste ano. O ambiente é, ao mesmo tempo, descontraído e acolhedor.

Inspirada na paixão de Jamie pelo modo de vida italiano, principalmente da boa alimentação, a casa foi criada para caber no bolso de todos, oferecendo um menu de massas, carnes, aves e peixes de origem sustentável. Entre as pastas, estão: Tagliatelle Bolognese, Linguine com Camarões, Jamie’s Sausage Pappardelle , Penne Carbonara , Lasagna Al Forno e Spaghetti com Almôndegas. Os pratos são bem servidos e os preços variam entre R$ 29 e R$ 78. Há ainda a opção de meia porção.

Fotos: Matt Russell/Divulgação

Fotos: Matt Russell/Divulgação

São três opções de carnes: Rump Steak (miolo de alcatra marinado e grelhado, cogumelos, gremolata de limão e skinny fries); Rib-eye Steak (contra-filé grelhado, com mix de cogumelos, rúcula, endívia e funky chips) e a Picanha (com salsa verde, cole slaw colorida e funky chips). Outra opção é o Frango Free Range (frango grelhado com alho, alecrim, molho de tomate, azeitona, pimenta dedo-de-moça, anchova e alcaparra).
Nascido em São Paulo, Lisandro hoje é o chef executivo da casa. Antes disso, assinou cardápios em cerca de 20 restaurantes. Vem de uma família de economistas e, como diz: “era uma criança fora da curva”. “Desde moleque, eu gostava da cozinha, de provar sabores diferentes, de pescar e, aos poucos, fui tendo consciência das questões ambientais”.

Por influência familiar, foi cursar administração. “Fiz até o terceiro ano e percebi que ou eu sairia correndo ou ficaria louco. Larguei o curso, resolvi partir pra gastronomia. Fiz muitos eventos e passei muitas madrugadas limpando peixes. Quando comecei o curso, já tinha uma pequena sociedade em um bar-restaurante. Ali apliquei a visão que tinha: a de trabalhar ingredientes de forma diferenciada, reduzindo itens e o desperdício. De modo sustentável, consegui aumentar a rentabilidade. Hoje tenho isso como meta. Brinco que naqueles tempos vivíamos a época da ‘sobrura’, que defino como o excesso da fartura. Hoje isso não é mais viável”, conta.
Assim, apaixonado pela gastronomia e pelo conceito de alimentação saudável e um discípulo do chef britânico, Lisandro provou que era a pessoa certa para ser o sócio no Brasil. E a admiração só cresceu. “Ele é aquilo que a gente vê nos programas de TV. Simples, acessível e simpático”. Jamie Oliver ainda não conheceu a 51ª casa da marca, mas Lisandro acredita que ele venha ainda este ano.

Fotos: Matt Russell/Divulgação

Fotos: Matt Russell/Divulgação

Onde
Jamie’s Italian São Paulo — Av. Horácio Lafer, 61, Itaim Bibi, São Paulo (SP) – (11) 2365-1309. De domingo a quarta-feira, das 12 às 23h; quinta-feira a sábado, das 12 à 0h.

Compartilhe

8 recomendações para você