Bom Gourmet
Setor da alimentação enfrenta dificuldades, mesmo com bons indicadores econômicos
Apesar dos bons indicadores econômicos nesse mês de junho, o setor da alimentação fora do lar ainda enfrenta dificuldade em repassar o aumento dos preços dos insumos aos produtos ofertados. Não ter um bom posicionamento da marca nos canais de vendas das redes sociais é uma das causas do problema. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
As expectativas para o crescimento PIB melhoraram consideravelmente com relação ao mês passado, subindo de 1,20% para 2,14%. A expansão de 11,5% do setor agropecuário é uma das causas para esse aumento, seguido pelo setor de serviços (1,5%) e o da indústria (0,5%). Para o economista, isso é sinal de que os efeitos colaterais da pandemia começam a perder força.
Outros indicadores econômicos também são promissores, como a inflação e o IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O IGPM registra uma reversão de tendência, projetado em -1,21%, o que favorece empreendedores que pagam aluguel, uma vez que os valores devem permanecer os mesmos durante o próximo ano.
O índice do setor de alimentação fora do lar está em 2,91%, enquanto o acumulado do IPCA está em 2,95% ao ano. Para Tonin, isso representa a dificuldade dos empresários em repassar o preço dos insumos aos produtos. Oferecer produtos por meio de aplicativos de delivery pode ser uma solução.
“Nos próximos dias, iniciaremos o segundo semestre, que aparentemente será melhor. Nesse momento, é essencial revisarmos nossa estratégia comercial e buscar posicionar nossos serviços de forma a melhorar nossa margem de lucro. Embora seja um desafio considerável, é extremamente necessário”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.