Pessoas

Reconhecimento

Manu Buffara é eleita chef do ano em premiação nacional

A chef paranaense venceu uma das principais categorias do Prêmio Prazeres da Mesa. Manu foi eleito com o melhor restaurante do Sul

por Talita Boros Voitch Publicado em 11/06/2019 às 10h
Compartilhe

A paranaense Manu Buffara foi eleita na noite desta segunda-feira (10) como a chef do ano pelo Prêmio Prazeres da Mesa, em São Paulo. Nascida em Maringá, Manu comanda o restaurante que leva seu nome no Batel, em Curitiba, que também levou o prêmio de melhor restaurante do Sul do país.

A chef Manu Buffara concorreu na categoria de melhor chef com nomes nacionais de peso: o também paranaense Alberto Landgraf, do Oteque (Rio de Janeiro); Fabricio Lemos, do Origem (Salvador); Oscar Bosch, do Tanit e do Nit (São Paulo) e Paulo Shin, do Komah (São Paulo).

“Estou muito feliz e muito realizada. Acho que o prêmio mostra que não existe estar dentro ou fora do eixo. Existe trabalho, perseverança e crença. Isso é ser Manu. Eu tenho muito orgulho da minha cidade e do meu estado. Não teria lugar melhor para estar do que Curitiba. Eu devo muito às pessoas que estão ao meu lado e a minha equipe” disse Manu Buffara ao Bom Gourmet.

Manu faz um trabalho próximo aos produtores do restaurante que comanda no Batel. Foto: Rubens Kato/Divulgação

Considerada como uma das chefs mais recomendadas do momento, Manu venceu no ano passado o prêmio “One to Watch”, do 50 Best América Latina, que é dado aos restaurantes promissores da temporada e, neste ano, se prepara para abrir o Ella Brasileira, sua nova casa em Nova York, de cozinha autoral, com muita técnica. Motivos que justificaram a escolha de seu nome no Prêmio Prazeres da Mesa.

Manu  faz parte dos chefs 5 estrelas do Bom Gourmet e é reconhecida por criar pratos com alma e criatividade na cozinha do Manu. Antes de se tornar chef, primeiro estudou jornalismo para só depois formar-se em Hotelaria e Chef de Cuisine e Restaurateur no Centro Europeu e no Italian Culinary Insti­tute for Foreigners (ICF). Manu viajou o mundo e trabalhou com cozinheiros renomados como o dinamarquês René Redzepi (Noma) e Grant Achatz (Alinea, nos Estados Unidos) até abrir o restaurante em Curitiba.

3ª vez melhor do Sul

Pupunha com abóbora fermentada e terra de cogumelos do Manu. Foto Rubens Kato/Divulgação

Na premiação do Manu como melhor restaurante do Sul do país, a Prazeres da Mesa destacou o trabalho da chef com produtos locais. “O respeito é estendido aos pratos criados por Manu, que exaltam cada ingrediente em seu melhor momento. O restaurante funciona apenas com menu degustação, em que a cada etapa são apresentados novos insumos de produtores garimpados pela chef. É presença recorrente entre os indicados nesta categoria”.  Esta é a terceira vez que o Manu vence o prêmio de melhor restaurante da Região Sul da Prazeres da Mesa. Em 2015 e no ano passado também levantou a taça regional.

A premiação da revista é uma das mais importantes do Brasil e elege, por voto popular, os destaques em diversas categorias como padaria, sorveteria, sanduíche, café da manhã, petisco, bar, doceria além de chef do ano, chef revelação e outras. Há também categorias regionais de melhor restaurante além de especialidades como vegetariano, cozinha brasileira, etc.

VEJA TAMBÉM

>>> Chef Manu Buffara cria abelhas na fachada de seu restaurante

Compartilhe

8 recomendações para você