Plantão

ANIVERSÁRIO

Mercado Municipal comemora 60 anos com aulas gratuitas de chefs renomados

Festival Gastronômico será realizado de 7 a 11 de agosto com a presença dos chefs como Celso Freire, Joy Perine, Beto Madalosso e outros

por
Compartilhe

Ponto de encontro de curitibanos e destino turístico obrigatório para visitantes, o Mercado Municipal de Curitiba completa, em agosto, 60 anos de funcionamento da sede que fica na Rua Sete de Setembro. Para comemorar a data, o local promove o Festival Gastronômico, com aulas-shows e experiências culinárias que serão comandadas por chefs da cidade, que foram escolhidos com a curadoria do jornalista e colunista do Bom Goumet Luiz Augusto Xavier.

feira sabores de curitiba

Mercado Municipal de Curitiba comemora aniversário de 60 anos com Festival gastronômico. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.

As oficinas acontecem de de 7 a 11 de agosto e trazem profissionais que são referência em Curitiba e no Paraná. Luiz Maurício Fontana (Gordo & Magro Gastrobar, em Curitiba) e Rosane Radecki (restaurantes Girassol e Alecrim, em Palmeira) comandam a oficina sobre cozinha brasileira. Reinhard Pfeiffer (Expedito, na Lapa) e Paola Guimarães Perotto (Beebread, Curitiba) vão falar sobre plant based, que é cozinha natural baseada em vegetais.

Beto Madalosso (Forneria Copacabana, Curitiba) e Caju (Ken Taki, Curitiba) foram os escolhidos para o tema etnias; Fredy Ferreira (A Caiçara) e Joy Perine (Enjoy Gastronomia) vão falar sobre cozinha responsável e Celso Freire (Celso Freire Gastronomia) e Délio Canabrava (Cozinha do Délio, Curitiba) foram os escolhidos para falar sobre cozinha orgânica. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no local, 15 minutos antes do início da atividade.

Mercado oferece diversidades de produtos naturais, carnes, bebidas e até cosméticos. Foto: Divulgação

Além disso, nos sábados, 11 e 18 de agosto, das 11h às 15h, outras atividades estão programadas, como oficinas gourmet e descobertas sensoriais. A programação pode ser consultada no site ou pelas redes sociais do Mercado Municipal.

Símbolo gastronômico da cidade

Antes do endereço atual, o Mercado Municipal de Curitiba passou por cinco sedes: a primeira delas em 1820. Até que, em 1958 o grupo de comerciantes que fundou o mercado encontrou o local que seria o definitivo para fixarem seus negócios. Reflexo da cultura gastronômica da cidade e do estado, hoje o local é o preferido para compras por chefes e cozinheiros amadores. Muitos produtos, como alimentos frescos, laticínios e temperos, só são encontrados nas bancas do mercado.

Cerca de 65 mil pessoas circulam pelo mercado a cada semana, um número quase 1000 vezes maior que há 20 anos, mostrando o aumento da importância e da popularização do mercado nos últimos anos, mesmo em tempos de grandes redes de supermercados e empórios nos bairros. Em 2009, o mercado foi o primeiro do país a inaugurar um setor de orgânicos, com 22 operações. No ano de 2010, o local passou por uma reforma e hoje são 17 acessos e uma área total de 15,6 mil metros. Ao todo, são 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, de frutas, verduras, especiarias, carnes, vinhos, queijos, cosméticos, decoração e até vestuário.

Confira a programação do Festival Gastronômico:

07/08 às 10h – Cozinha Brasileira com Luiz Maurício Fontana
07/08 às 11h30 – Cozinha Brasileira com Rosane Radecki
08/08 às 10h – Cozinha Plant Based com Reinhard Pfeiffer
08/08 às 11h30 – Cozinha Plant Based com Paola Guimarães Perott
09/08 às 10h – Cozinha Etnias com Beto Madalosso
09/08 às 11h30 – Cozinha Etnias com Caju
10/08 às 10h – Cozinha Responsável com Fredy Ferreira
10/08 às 11h30 – Cozinha Responsável com Joy Perine
11/08 às 10h – Cozinha Orgânica com Celso Freire
11/08 às 11h30 – Cozinha Orgânica com Délio Canabrava

LEIA TAMBÉM: 

Ainda não escolheu o presente para o seu pai? Veja 20 vinhos até R$ 100

Nou Nikkei lança menu executivo a R$ 55 com clássicos da cozinha nipo-peruana

Fora do burburinho, bar no Guabirotuba tem mais de 200 cervejas artesanais

Compartilhe

8 recomendações para você

CADASTRE-SE NA GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO GRÁTIS AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BOM GOURMET ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO.