Restaurantes

Mercadoteca

Veja a lista dos 16 estabelecimentos confirmados

Empreendimento reúne açougue, hortifruti, peixaria e padaria no Campo Comprido em Curitiba; inauguração está prevista para outubro

por Gazeta do Povo Publicado em 17/08/2015 às 21h
Compartilhe
A diretora e investidora da Mercadoteca, Carolina Gomes Malucelli. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

A diretora e investidora da Mercadoteca, Carolina Gomes Malucelli. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

“A ideia foi se criando aos poucos”, conta Carolina Gomes Malucelli, diretora da Mercadoteca, espaço gastronômico que está previsto para abrir na primeira quinzena de outubro. O bairro residencial Campo Comprido terá açougue, peixaria, padaria, hortifrutigranjeiros, empórios e lojas de bebidas especiais, como vinho e cerveja, em um único local, com preços justos e ambiente informal, segundo Carolina. O terreno tem 3 mil metros quadrados e as obras começaram em novembro, depois de dois anos de estudo e planejamento. A Mercadoteca abrirá todos os dias da semana e também será espaço para feiras temáticas, festivais gastronômicos, degustações, lançamentos de produtos, cursos, exposições e outras atividades relacionadas à comida.

O conceito é muito próximo ao Eataly, um complexo que reúne restaurantes e empório com ingredientes locais, em sua grande maioria. A grande estrutura nasceu na Itália e abriu a mais recente unidade em São Paulo.

Serão 16 boxes na Mercadoteca. Imagem: Projeção/Reprodução

Serão 16 boxes na Mercadoteca. Imagem: Projeção/Reprodução

Serão 16 boxes, entre eles uma unidade da rede Mundo Verde, um açougue especializado em carne de Angus, empórios árabe, português e japonês, lojas de vinhos e cervejas artesanais e também uma floricultura, café e sorveteria. O chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia, terá um box, onde lançará sua marca de produtos, a Anis Presto. Ele venderá produtos artesanais e de produção própria, como massas frescas lisas e recheadas, molhos, pratos prontos, acompanhamentos, saladas, antepastos, sobremesas e temperos caseiros. O chef trabalha com eventos há dez anos com a Anis Gastronomia e com esta inauguração, pretende abrir outras lojas no formato pocket em Curitiba.

Imagem: Projeção/Reprodução

Imagem: Projeção/Reprodução

Apesar de possível point de gourmands e gourmets, a diretora garante que a ideia é ser acessível a todo tipo de público, sem preços abusivos. “Fizemos uma curadoria e estamos trazendo gente do mercado altamente qualificada em seus ramos de atuação. Queremos uma coisa gostosa de bairro, sem ser chique, que o turista venha passear aqui”, explica Carolina.

Ideias e inspirações

Parte da vontade de abrir um negócio “para reunir pessoas”, como define, Carolina acredita que vem da sua família, de Florianópolis. Eles construíram a Cidade Pedra Branca, em Palhoça, uma área residencial planejada. Foi a primeira a ter uma via compartilhada e também mescla negócios e residência em uma dinâmica diferente para um condomínio fechado.

Imagem: Projeção/Reprodução

Imagem: Projeção/Reprodução

Dentre as inspirações de Carolina para criar a Mercadoteca estão os mercados San Miguel de Madrid, La Boqueria de Barcelona, Mercado da Ribeira, em Lisboa e também de Londres e Copenhagen. Um projeto similar que leva a cara da cidade é o Mercado São Jorge, em Florianópolis, terra de Carolina. “Mas o nosso será mais curitibano, com infraestrutura diferente, algo mais fixo. Eu sempre vou aos mercados em viagem, porque eles mostram muito o que é a cidade. Você conhece a cidade pela comida e pela bebida que encontra ali”, define.

Confira a planta do local e as lojas confirmadas

Mercadoteca planta

Planta mostra a distribuição dos estabelecimentos na Mercadoteca. Foto: reprodução.

JPL Burgers
Templo da Cerveja
100% Angus – Boutique da Carne
Harue Hortifrutigranjeiros
Rosangela Pescados
Anis Presto
Verd & Co.
Degusto Café
Al Baba Empório Árabe
Gelataio
Doce Fado
Mundo Verde
Fujii
Vino!
Bon Vivant
Esalflores

***

Serviço

Mercadoteca. Rua Paulo Gorski, 1.309, Campo Comprido – (41) 3205-3901. Previsão de abertura: primeira quinzena de outubro de 2015. Funcionará de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 10h às 18h30. www.mercadoteca.com.br ou pelo telefone. Estacionamento para 50 carros. Terá bicicletário.

***

Leia também

>>> Eataly em SP tem padrão da unidade em NY

>>> A febre do Eataly

Compartilhe

8 recomendações para você