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Sobremesa delivery
Pesquisa revela que consumidores estão dispostos a gastar, em média, mais R$ 17,77 em sobremesa no delivery.| Foto: Bigstock

Pesquisa realizada ao longo da pandemia com consumidores de delivery apontou que há um mercado potencial de 58% a ser explorado por restaurantes e demais serviços que oferecem sobremesas nos seus cardápios.

O levantamento, realizado pela Galunion Consultoria e a plataforma AlmoçoGrátis, revela que aquele docinho depois do almoço ou jantar foi simplesmente esquecido pelos empresários – mas não pelos clientes. Isso porque entregar a sobremesa sempre foi um desafio logístico para os estabelecimentos, como a influência da temperatura do prato no preparo.

Aliás, estas falhas foram apontadas por respondentes da pesquisa, com a temperatura sendo o principal impeditivo para o pedido (31%), seguido pela perda do frescor da sobremesa (25%), ou o cliente ter outras opções em casa (19%). No entanto, há um forte interesse deles em compra-las junto do pedido (58%).

Para Simone Galante, CEO da Galunion, a venda de sobremesas precisa ser levada em consideração para cobrir as contas e recuperar os prejuízos causados pelos quase 17 meses de pandemia. Quanto mais vender, mais receita vai gerar.

"A pesquisa mostra que 85% dos entrevistados preferem sobremesas prontas para o consumo e que 69% esperam receber a mesma porção para repetir a experiência que teve no salão. Sabemos que, muitas vezes, a compra deste complemento é feita por impulso. Mas destacar tais itens com boas fotos nos aplicativos é uma alternativa”, explica.

E isso se explica nos números. Mesmo com as dificuldades trazidas pela crise, como desemprego e uma renda menor, os brasileiros seguem pedindo comida em casa – o que revela um potencial considerável de vendas.

Segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados utilizam o delivery de comida até 6 vezes ao mês, e 24% até 10 vezes. A inclusão de uma sobremesa pode aumentar em 44% o valor do tíquete médio, além de incrementar a lucratividade do negócio.

O estudo mostra que a cada R$ 40 gastos em pedidos no delivery, os consumidores estão dispostos a gastar mais R$ 17,77 em sobremesas.

E a qualidade?

A pesquisa da Galunion com a AlmoçoGrátis revelou que as sobremesas mais pedidas pelo consumidor são o petit gateau, milkshake, sorvete, porção individual de bolo, tortinhas individuais, mousse, brownie, pudim, churros, quindim, unidade de cookie e unidade de brigadeiro.

No entanto, embora seja um item a ser explorado com grande potencial de ganhos, a entrega de sobremesas ainda é o grande gargalo dos restaurantes. A dificuldade é reconhecida por Lucas Judice, CEO da AlmoçoGrátis.

Para ele, o mercado de embalagens ainda precisa evoluir para suprir esta demanda, já que pacotes mais elaborados custam mais e acabam encarecendo os produtos.

“As taxas de entrega são altas e as embalagens nem sempre mantém a integridade dos produtos. A relação de valor está desequilibrada, pois se paga muito pelo que se recebe. As marcas precisam pensar em novas estratégias neste sentido”, afirma.

Assim, é preciso pesquisar os tipos de embalagem disponíveis no mercado para quais sobremesas “viajam” melhor até o cliente sem perder qualidade – temperatura e montagem do preparo.

Combos

Acima de tudo, Simone Galante lembra que é preciso criar estratégias de venda para instigar os clientes a comprarem mais, mas sem errar nas opções.

A pesquisa da Galunion mostrou que os clientes não “se aventuram” na hora de escolher a sobremesa, com 40% dos entrevistados dizendo que às vezes pedem uma sobremesa que não conhecia no salão, e 34% que raramente o fazem.

“Uma estratégia é inserir a opção nos combos que o estabelecimento oferece, assim o cliente tem ciência sobre as delícias oferecidas pela casa. A sobremesa é um produto que pode auxiliar no aumento do tíquete médio e, consequentemente, no faturamento do negócio", completa.

Lucas Judice, da AlmoçoGrátis, finaliza lembrando que existem oportunidades de melhoria em quase todos os atributos na modalidade delivery, e a sobremesa é o momento final da refeição, de celebração. Nela, se faz necessário e imprescindível manter uma oferta relevante e para incentivar a venda a cada pedido.

gazetadopovo

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