
A recente onda de calor aumentou a demanda por restaurantes com ar condicionado e espaços abertos, e pelo consumo de itens típicos de verão, como bebidas geladas e sorvetes. A falta de mão de obra qualificada, no entanto, é um dos principais desafios enfrentados por empresários do setor. Essa é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo.
Segundo pesquisa da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 93% dos donos de estabelecimentos da alimentação afirmam ter contratado funcionários inexperientes, devido à carência de trabalhadores qualificados no mercado. Para Tonin, uma melhor qualidade no atendimento é um diferencial importante no momento.
O possível retorno do horário de verão é uma oportunidade para estender o horário de funcionamento, especialmente com o aumento na demanda durante o happy hour.
Apesar da onda de calor indicar crescimento na procura por bares e restaurantes neste segundo semestre, a temperatura tem surpreendido turistas que viajam à região Sul procurando frio. Pratos típicos da estação mais quente são uma boa aposta, segundo o economista.
“Diante desse cenário, a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos pelos estabelecimentos torna-se um desafio importante. Aqueles que conseguirem elevar essa qualidade, aproveitarão ao máximo o aumento na demanda nessa segunda metade do ano. Somado a isso, é crucial investir em canais de mídias sociais, pois a renda dos consumidores ainda é restrita, devido ao endividamento e à inflação dos últimos anos. Os consumidores estão atentos a promoções, tornando as redes sociais um meio fundamental para atrair e engajar clientes”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
-
Negociações de bastidor que levaram à escolha de Dino revelam o jogo entre os Três Poderes
-
Google Maps remove um centro pró-vida e sugere clínica de aborto em Washington
-
O golpe de Estado sem armas? A morte de Cleriston e o direito à defesa
-
Para governo, bancar obras no exterior integra o Brasil. E você pensando outra coisa