Receitas & Pratos

DICAS

As ostras ficam mais gostosas no inverno; aprenda versão ao alho e óleo

Para preparar em casa, confira as dicas do dono do Freguesia Oyster Bar, em Florianópolis, que possui sua própria fazenda marinha

por Juliana Gomes, de Santa Catarina, especial para Bom Gourmet Publicado em 13/08/2018 às 17h
Compartilhe

Nem só de fondue e sopas se faz um inverno. Nessa época, o sucesso das ostras, o carro-chefe da gastronomia catarinense, se dá porque as águas geladas fazem os molucos gastarem menos energia, o que garante uma textura mais suculenta.

APRENDA UMA RECEITA DIFERENTE: 

Para preparar em casa, confira as dicas do proprietário do restaurante Freguesia Oyster Bar, no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, que possui sua própria fazenda marinha:

Na hora de comprar

Pratos da Freguesia Oyster Bar. Foto: Divulgação

Escolha as ostras bem fechadas, que não estejam ocas, e que apresentem o cheiro do mar apenas. Para conservá-la, o ideal é deixar na geladeira, na temperatura entre 7 e 11 graus.

<< Leia mais: Chef ensina como preparar ostras frescas com molho oriental e laranja

Como congelar

Ostras gratinadas. Foto: Divulgação

Se comprar em grande quantidade e não for consumir no mesmo dia, o ideal é congelar. De preferência, com as ostras vivas. A parte côncava da ostra deve estar virada para baixo, para que ela não perca seus líquidos. Em caso de pouco espaço no freezer, é possível tirar as ostras das conchas e armazenar apenas o miolo. A versão gratinada pronta, já com o queijo, também pode ser congelada, mas tem vida útil menor.

<< Leia também: Moradores de Floripa não comem mais ostra crua, a preferida dos turistas

Como consumir

Risoto de ostras. Foto: Divulgação

Os fãs mais assíduos defendem o clássico: consumir as ostras cruas, temperadas apenas com limão. Mas quem não está acostumado com o sabor pode cozinhá-la na água até as conchas se abrirem. Depois dessa etapa, é só abrir os moluscos, acrescentar em preparações mais elaboradas, como risotos e moquecas, ou consumir acompanhadas de molhos, como vinagrete.

>> Como cozinhar peixe, ostras, camarões, polvo e lula sem erros

 

Compartilhe

8 recomendações para você