Eventos

Mesa Tendências SP

Paranaenses se destacam em congresso nacional de gastronomia

Durante o Mesa Tendências e o Mesa ao Vivo, em São Paulo, cinco chefs do Paraná ganharam palco e elogios. Alex Atala menciona Manu Buffara pela determinação e talento

por Flávia Schiochet Publicado em 29/10/2016 às 07h
Compartilhe

O Mesa SP, maior congresso brasileiro sobre gastronomia, teve cinco chefs paranaenses na edição de 2016. E com destaque: além das apresentações dos chefs no Mesa Tendências e no Mesa ao Vivo, o premiadíssimo chef Alex Atala teceu elogios à paranaense Manu Buffara durante sua apresentação. O evento foi de 25 a 27 de outubro no Centro Paula Souza – Etec Santa Ifigênia com o tema “Saúde, prazer e os novos rumos da gastronomia” e teve demonstração do chef Lênin Palhano no Mesa ao Vivo e Rosane Radecki e René Seifert Jr., Manu Buffara e Juca Esmanhoto no Mesa Tendências, que ocorre em auditório.

“Esta foi a edição mais paranaenses no Mesa. Considero uma vitória o pão no bafo no Mesa Tendências, que é um projeto que resgata receitas tradicionais esquecidas e promove também os produtores locais”, comemorou Jussara Voss, que participou do evento em São Paulo. Jussara é autora do Vosso Blog de Comida do Bom Gourmet e uma das idealizadores do projeto Gastronomia Paraná

Durante sua apresentação, a chef Rosane Radecki chamou todos os chefs, produtores e profissionais envolvidos com a gastronomia do Paraná para subir ao palco. Foto: Reprodução/Facebook

Durante sua apresentação, a chef Rosane Radecki chamou todos os chefs, produtores e profissionais envolvidos com a gastronomia do Paraná para subir ao palco. Foto: Reprodução/Facebook

Manu Buffara mostrou seu menu baseado em vegetais e seu trabalho de valorização do ingrediente. “Ela está em uma nova fase e tem espírito criativo de ir atrás e inovar. Ela está prestando mais atenção e aprendendo com as crianças [Manu tem duas filhas] e vendo como trabalhar os vegetais com potência e que agrade a alta gastronomia, como você pode apresentar e preparar um ingrediente. Alface, por exemplo, que ela grelha”, diz Jussara.

 

>>> Universidade Federal do Paraná lança site com ingredientes locais

>>> Aprenda a fazer o melhor café de Curitiba

>>> Vídeo-aula da chef premiada Manu Buffara no Estúdio Bom Gourmet

 

A chef foi elogiada por Alex Atala. Em sua apresentação, ele lembrou aos cozinheiros presentes de sua responsabilidade em valorizar e se orgulhar dos ingredientes de sua região. Disse que hoje é menos cozinheiro do que já foi e que o trabalho na cozinha é difícil. Disse não querer citar nomes para não esquecer ninguém, mas mencionou a chef Manu Buffara, pela sua determinação e talento.

 

Rosane Radecki, dos restaurantes Girassol e Alecrim, em Palmeira (a 80 quilômetros de Curitiba) , se apresentou com o colega e padeiro René Seifert Junior no Mesa Tendências pela primeira vez. Eles contaram a história do pão no bafo e como a união entre chefs e produtores é fundamental para resgatar um prato histórico – o preparo foi tombado como patrimônio imaterial do município.

Ao final da apresentação, Rosane chamou ao palco todos os paranaenses presentes. “Pedi para subirem porque o trabalho não é só meu. Chefs, produtores, agricultores, todo mundo faz parte do resgate do pão no bafo”, disse ao Bom Gourmet. O convite surgiu na edição do Mesa ao Vivo Paraná 2015, e prontamente a chef pensou em René, com quem faz pão “toda semana”.

O chef Lênin Palhano, do Nômade, preparando seu prato para o Mesa ao Vivo. Foto: Reprodução/Facebook

O chef Lênin Palhano, do Nomade, preparando seu prato para o Mesa ao Vivo. Foto: Reprodução/Facebook

No Mesa ao Vivo, Lênin Palhano, chef do Nomade, em Curitiba, estreou no evento preparando um dos pratos de seu brunch: brioche com ovo caipira, cogumelos e espuma de grana padano. Além de Rosane, René e Lênin, estreou no Mesa SP Juca Esmanhoto, barista e sócio do Rause Café+Vinho. Juca contou sobre o Rause Café na Estrada, uma experiência itinerante de servir cafés de qualidade a quem trabalha nas plantações de café em Minas Gerais. “Para mim é de arrepiar pensar em estar no mesmo palco que pessoas que acompanho o trabalho. O café é uma coisa tão brasileira e fiquei feliz em ser uma faísca no principal evento de gastronomia do Brasil”, disse Juca por telefone ao Bom Gourmet. O barista exibiu o documentário da viagem e está com um projeto de livro de fotografias que documentam a aventura.

Juca Esmanhoto, barista e sócio do Rause Café+Vinho, durante apresentação no Mesa Tendência SP. Foto: Divulgação

Juca Esmanhoto, barista e sócio do Rause Café+Vinho, durante apresentação no Mesa Tendência SP. Foto: Divulgação

Compartilhe

8 recomendações para você