i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Passo a passo

Uma receita diferente: aprenda a fazer caldinho de feijão com picles

Elaine Bublitz ensina o caldinho de feijão preto servido na Flammk, com picles e cebolinha; aprenda o passo a passo

  • PorFlávia Schiochet
  • 29/05/2017 06:17
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Foto: Gazeta do Povo

Servido no prato ou no caneco, o caldinho de feijão é presença obrigatório quando as temperaturas baixam. O tempero ensinado pela chef Elaine Bublitz, da Flammk, leva poucos temperos. O arremate no sabor fica por conta do picles de pimenta cambuci e da cebolinha fresca, servida crua.

Caldinho de feijão feito pela chef Elaine Bublitz, da Flammk, é servido com picles de cambuci e cebolinha. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Caldinho de feijão feito pela chef Elaine Bublitz, da Flammk, é servido com picles de cambuci e cebolinha. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Para quem prefere aumentar a “sustança”, a chef recomenda picar bacon em cubos, fritar e misturar ao caldo já triturado. O couro do bacon pode ser acrescido à panela de pressão para aromatizar o feijão preto. “Isto deixa o preparo mais gorduroso e contrasta com a acidez do picles. O prato fica mais equilibrado. No lugar de cambuci pode-se usar outro vegetal, como quiabo”, ensina.

A conserva leva a proporção de uma xícara de vinagre de álcool para duas de água. “A conserva precisa ser mais ácida que doce. As conservas de vegetais agridoces, por exemplo, não funcionam como contraponto nesta receita”, explica Elaine.

Receita de caldinho de feijão

Por Elaine Bublitz, da Flammk

Ingredientes/Conserva de cambuci
1 bandeja de cambuci
1 xícara de vinagre de álcool
2 xícaras de água
1 colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 dentes de alho em rodelas refogados

Ingredientes para preparar caldinho de feijão preto com picles de pimenta cambuci. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Ingredientes para preparar caldinho de feijão preto com picles de pimenta cambuci. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Ingredientes/Caldinho de feijão
500 g de feijão preto
3 talos de cebolinha onegui
3 dentes de alho
10 ml de óleo de girassol
2 folhas de louro
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Cebolinha cortada na diagonal para finalizar

Preparo

1. Coloque o feijão preto e as folhas de louro em uma panela e cubra com água até quatro dedos acima. Cozinhe na pressão por 30 minutos

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

2. Enquanto o feijão cozinha, toste o cambuci em uma frigideira sem óleo. Coloque um peso sobre as pimentas para tostarem bem. Depois corte ao meio e descarte as sementes.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

3. Em uma panela, coloque a água, o vinagre, o sal, o açúcar, a pimenta e o alho tostado e deixe ferver. Acrescente as pimentas e deixe ferver novamente até as pimentas mudarem de cor. Reserve.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

4. Em uma frigideira, refogue os talos da cebolinha e o alho até dourarem.

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

5. Bata com o feijão em um liquidificador até ficar homogêneo e tempere com sal e pimenta a gosto. Finalize com cebolinha picada, um fio de azeite de oliva e com três pedaços de cambuci. Sirva com farinha de mandioca (opcional).

Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo| Gazeta do Povo

Tempo: 45 minutos

Custo: R$ 13,50

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: Fácil

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.