Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Lagosta azul com folhas de murta e gengibre. Foto: Divulgação
Lagosta azul com folhas de murta e gengibre. Foto: Divulgação| Foto:

Algumas lembranças levamos para o resto da vida. Uma delas é a visão de quando se abrem as portas do salão do Alain Ducasse au Plaza Athénée, no mítico hotel cinco estrelas de Paris. Garçons de luvas brancas que cuidam de todos os detalhes sem serem notados. Cristais, porcelanas e prataria dispostos como instrumentos de uma orquestra à espera dos músicos. Tudo isso, é claro, para o início do espetáculo do consagrado chef Alain Ducasse.

Alain Ducasse pratica a “cozinha natural". Foto: Divulgação
Alain Ducasse pratica a “cozinha natural". Foto: Divulgação

E o chamado “imperador” não se aquieta. Além de outros luxuosos restaurantes, como o Le Jules Verne, na Torre Eiffel; ou o Le Louis XV do Hôtel de Paris, em Mônaco, Ducasse comanda 25 outras casas em oito países.

O impactante salão do Alain Ducasse au Plaza Athénée, no mítico hotel de Paris. Foto: Divulgação
O impactante salão do Alain Ducasse au Plaza Athénée, no mítico hotel de Paris. Foto: Divulgação

No Plaza Athénée, entre curvas e materiais nobres – reserve o espaço que lembra uma concha para ocasiões especiais a dois –, o chef francês apresenta a proposta de um menu exclusivo de peixes, legumes e cereais de uma nova cozinha chamada natural. A inspiração vem da comida preparada nos templos budistas e da qualidade dos produtos de pequenos fazendeiros e pescadores. A beleza do carvalho maciço, do couro, do bambu, do linho, do estanho, entre outros materiais presentes no local, coloca os contrastes em harmonia.

Risoto com ervilhas. Foto: Divulgação
Risoto com ervilhas. Foto: Divulgação

Mas não se engane, o luxo maior vem da cozinha e de seus fornecedores exclusivos. É uma haute cuisine. No menu, entradas como vegetais dos jardins do Château de Versailles com milho e tempero cítrico e pratos como lagosta azul com folhas de murta e gengibre ou variedades de lula e polvo em caldo de peixe e açafrão.

Lagosta azul com folhas de murta e gengibre. Foto: Divulgação
Lagosta azul com folhas de murta e gengibre. Foto: Divulgação

Saímos dali pisando em nuvens, com a sensação de estar em dia com as exigências de um mundo que se quer mais justo e equilibrado, mesmo que embalado com muito requinte, como se tudo tivesse sido um sonho perfeito.

Restaurantes do chef ao redor do planeta

França

Rech (Paris), Allard (Paris), Aux Lyonnais (Paris), L’Hostellerie de L’Abbaye de la Celle (La Celle-en-Provence), Rivea (Saint-Tropez), La Cour Jardin (Paris), Le Jules Verne (Paris), La Bastide de Moustiers (Moustiers-Sainte-Marie), Le Dali (Paris), Le Meurice Alain Ducasse (Paris), Benoit (Paris), Le Relais Plaza (Paris), A. D. au Plaza Athénée (Paris), Mônaco (Monte Carlo), Alain Ducasse à L’Hôtel de Paris e Le Grill, La Trattoria.

Inglaterra (Londres)

Rivea e Alain Ducasse at the Dorchester.

Estados Unidos

Rivea Las Vegas e Benoit New York.

Itália (Castiglione della Pescaia)

La Trattoria Toscana.

Japão

Benoit Tokyo e Beige Alain Ducasse Tokyo.

Hong Kong

Spoon by Alain Ducasse.

Catar

Idam (Doha)

***

Serviço

Alain Ducasse au Plaza Athénée, 25, Avenue Montaigne, Paris. Telefone +33 (0)1 5367-6500. Reservas. Informações sobre os outros restaurantes.

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]