Receitas & Pratos

Copa do Mundo

3 tipos de pipoca e petisco de picanha para curtir os jogos da Copa

Confira dicas para o preparo da carne e três receitas de pipoca que não vão ficar no zero a zero no quesito sabor e praticidade

por Gilson Garrett Jr. Publicado em 12/06/2014 às 03h
Compartilhe
Picanha em tiras. Preparado pela churrascaria Devons. Foto: Letícia Akemi.

Picanha em tiras. Preparado pela churrascaria Devons. Foto: Letícia Akemi.

Dois jogadores de peso reforçam a cozinha durante a Copa do Mundo de futebol. A pipoca e a picanha em tiras são ideais para petiscar e acompanhar os jogos.

 

Confira dicas para o preparo da carne e três receitas de pipoca que não vão ficar no zero a zero no quesito sabor e praticidade. Para ajudar na preparação, o chef Guilherme Guzela, e o especialista de carnes Augusto Farfus, proprietário da churrascaria Devons:

Molhos
Apesar da picanha ter sabor característico, molhos são permitidos. O empresário indica pesto, de queijo gorgonzola derretido e de pimenta.

Churrasqueira

Mesmo se fizer a picanha inteira ou em tiras, na churrasqueira os passos são os mesmos. Primeiro salgue com sal grosso. Depois coloque o primeiro lado com a gordura para cima, isso vai ajudar a deixar o pedaço mais suculento. Quando o sal estiver dourado está na hora de virar. O processo deve durar entre 15 a 20 minutos (de 7 a 10 minutos cada lado mais ou menos). E o ponto correto é mal passado até ao ponto. Caso contrário a carne ficará dura.

Escolha

O processo de fazer a picanha começa ainda no açougue. “Não existe picanha com 1,5 kg. Ela vai ter no máximo 1 kg”, diz Augusto Farfus. Para estar macia, o ideal é carne de um animal de até 24 meses.

Veja receitas para acompanhar a picanha:

 

Três receitas de pipoca para temperar a Copa:

Hidrate o milho
Coloque os grãos em um pote com vedação hermética. Para meio quilo de milho, coloque duas colheres de sopa de água.  Chacoalhe e feche. O ideal é que fique 6 horas hidratando, o que aumenta o aproveitamento na hora de estourar.

Pipoca com lemon pepper, caramelada e com curry. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

Pipoca com lemon pepper, caramelada e com curry. Foto: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

Tags: petisco
Compartilhe

8 recomendações para você