Bom Gourmet
Alteração dinâmica de preços no cardápio é estratégia para atrair clientes
O setor de alimentação fora do lar tem tido dificuldade em repassar o aumento do preço dos insumos aos produtos e serviços finais. Esta é a análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo. Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a inflação no setor entre os meses de janeiro e abril em 2023 foi de 2,35%, ficando abaixo do índice geral de 2,72%. A precificação dinâmica – alteração dos preços conforme o movimento de clientes –, pode ser a solução.
A partir desse cenário, a tendência é que estabelecimentos busquem crédito no mercado para suprir a diferença nos preços. O economista alerta, porém, que os altos juros atuais podem levar à atrasos nos pagamentos. De acordo com a Abrasel, em março deste ano, 41% dos estabelecimentos do setor apresentavam dívidas em atraso.
Aumentar preços em dias de maior movimento, e diminuí-los em dias mais parados, é uma estratégia para atrair mais clientes, afirma Tonin. A utilização dos cardápios digitais, que se tornaram muito populares durante a pandemia, facilita essa estratégia, visto que descarta a necessidade da impressão dos menus físicos.
De acordo com pesquisa da Galunion, consultoria em food service, a preferência do público jovem é justamente pelo cardápio digital, por ser mais ecológico e facilitar o pedido e pagamento de contas. Portanto, em restaurantes voltados a essa nova geração de consumidores, a implementação da precificação dinâmica é ainda mais fácil.
“É importante evitar
manter os preços dos produtos e serviços fixos por longos períodos, porque isso
pode impactar significativamente a margem de lucro e a saúde financeira do
estabelecimento. Uma boa notícia, é que o endividamento das famílias apresentou
estabilidade no último mês. Isso significa que há uma demanda em recuperação, e
isso permite uma maior oportunidade para ajustar os preços”, explica o
economista.
manter os preços dos produtos e serviços fixos por longos períodos, porque isso
pode impactar significativamente a margem de lucro e a saúde financeira do
estabelecimento. Uma boa notícia, é que o endividamento das famílias apresentou
estabilidade no último mês. Isso significa que há uma demanda em recuperação, e
isso permite uma maior oportunidade para ajustar os preços”, explica o
economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.