Bebidas

  • Apresenta: Porto a Porto
Especial Patrocinado

Quatro drinks clássicos com vinho para refrescar o verão

O chefe de bar do restaurante Bobardí, Pedro Oliveira, ensina o passo a passo para usar a bebida com mais versatilidade

por Mariana Ceccon, especial para GPBC. Fotos: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo Publicado em 14/12/2019 às 08h
Compartilhe

Esqueça a associação entre vinho e inverno. No verão a bebida também pode ser uma ótima pedida, ainda mais quando ofertada na forma de drinks refrescantes. Misturar um bom vinho do Porto, com água tônica e frutas vermelhas é capaz de trazer complexidade e versatilidade para a bebida, que praticamente ficava reservada a hora do aperitivo. E que tal misturar o Cava com licor de cassis? O resultado será o Kir Royal, uma bebida adocicada e gelada, ideal para o encerramento de qualquer refeição.

drinks com vinho para o verao

Aprenda 4 versões diferentes e refrescantes de drinks com vinho para a estação mais quente do ano. Fotos: Fernando Zequinão/ Gazeta do Povo

“A resistência em se misturar vinho com gelo, frutas e destilados praticamente não existe mais”, conta o chefe de bar do restaurante Bobardí, Pedro Oliveira. “Diria que quase 80% dos nossos pedidos ficam concentrados em drinks que levam o vinho, como o Clericot. Definitivamente eles estão em alta”, continua.  “Tanto é que em novembro lançamos uma nova carta com a inclusão de mais drinks com vinho, justamente para refrescar o verão. É a grande aposta”, conta.

“É uma experiência de consumo totalmente diferente. Nos drinks, os vinhos dividem o protagonismo, ficam mais refrescantes e também mais fáceis de beber”

A tendência é tão grande que o vinho inclusive tem ousado aparecer em coquetéis populares como a caipirinha, piña colada e até as batidinhas. “Se começa na Europa, a tendência chega aqui. E agora é a vez do vinho”, arremata Oliveira.

O parceiro perfeito

Tão importante quanto selecionar rótulos brancos, tintos ou espumantes de boa qualidade, o sucesso do drink perfeito com vinho também reside numa combinação quase perfeita. A água tônica. “O amargor da água tônica ajuda a quebrar um pouco as notas mais doces do vinho e equilibra o drink. É difícil encontrar um desses drinks que não leve esse ingrediente”, comenta Oliveira, lembrando clássicos como a Sangria.

Outras combinações que caem bem, principalmente com rótulos brancos, são as frutas cítricas ou vermelhas, além de licores em geral como o de laranja, cassis ou o de limão-siciliano. “É uma experiência de consumo totalmente diferente. Nos drinks, os vinhos dividem o protagonismo, ficam mais refrescantes e também mais fáceis de beber”, conta o auxiliar de bar do Babardí, Eduardo André.  “O importante nesses casos é equilibrar a doçura desses elementos com o rótulo certo”, conclui.

Pensando em facilitar essa harmonização, os profissionais do Bobardí desenvolveram quatro receitas exclusivas com vinho, para surpreender e refrescar os convidados. Confira!

Caravella Spritz

Caravela Spitz drink vinho

Rendimento: 1 taça de 350 ml

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

75 ml de licor de limão Caravella Limoncello

100 ml de água tônica

150 ml de cava Bairrada Messias Bairrada Brut Milésime

2 fatias de limão-siciliano

Hortelã e gelo à vontade

Preparo:

Encha uma taça de vinho com pedras de gelo até a borda. Fatie o limão-siciliano e encaixe entre as pedras, com ajuda de uma pinça. Coloque diretamente na taça o licor de limão-siciliano, em seguida a água tônica e finalize completando a taça com o espumante. Mexa a mistura delicadamente e acrescente hortelã para enfeitar. Importante: para garantir o equilíbrio do drink, privilegie o espumante brut, que contrasta com a doçura do licor e acidez do limão.

***

Porto Tônica

Porto tônica drink vinho

Rendimento: 1 taça de 260 ml

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

100 ml de Messias Porto White Dry

150 ml de água tônica

Limão-siciliano, blueberries e gelo à vontade

Preparo:

Encha a taça com gelo. Em seguida adicione diretamente no recipiente o vinho do Porto branco e a água tônica. Mexa a mistura e complete com fatias de limão-siciliano e blueberries para decorar. Importante: bom substituto para quem gosta de gim, o Porto Tônica também cai bem com canela e outras especiarias, além de manjericão.

***

Clericot

clericquot drink vinho

Rendimento: 1 taça de 270ml

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

30 ml de xarope de açúcar

30 ml de licor de laranja Cointreau

100 ml de vinho branco Corbelli Pinot Grigio

100 ml de  Espumante Veuve du Vernay Brut

Frutas: 3 morangos, 5 uvas Thompson sem semente, 7 blueberries

Canela e gelo à vontade

Preparo:

Corte todas as frutas em rodelas, menos as blueberries que devem ser colocadas inteiras, diretamente na taça. Também direto no recipiente coloque o xarope de açúcar, em seguida o licor de laranja, o vinho branco e o espumante. Mexa bem, adicione gelo à vontade e um  ramo de canela para decorar. Importante: o xarope elimina o resíduo de açúcar do fundo das taças.

 ***

Kir Royal

drink kir royal

Rendimento: 1 taça de 260 ml

Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes:

20 ml de licor Saint-Germain

20 ml de licor de cassis

210 ml do espumante Cava Don Román Brut

1 cereja em calda

Preparo:

Comece colocando a cereja no fundo de uma taça alta, específica para espumante. Em seguida acrescente o licor de cassis, depois o Saint-Germain e complete com o espumante, bem gelado. A ordem cria um degradê dos tons vermelhos. Importante: o cava brut é ideal para baixar o sabor doce dos licores e da cereja.

  • Apresenta:
  • Produzido por:

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Compartilhe

8 recomendações para você