Produtos & Ingredientes

afiadas

Quatro facas essenciais para ter na cozinha

Com a quantidade disponível no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual comprar. Confira as que não podem faltar em sua casa:

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 02/02/2016 às 21h
Compartilhe

Curtas, longas, redondas, pontiagudas, curvas, retas, lisas ou com serras. Com diferentes formas e características, as facas são imprescindíveis a qualquer cozinheiro.

E é claro que dentre todas as possibilidades, existem facas específicas para algumas tarefas. Afinal, de nada adianta cortar pão com faca de legumes ou fatiar carne com a lâmina para frutas. Por isso, o Bom Gourmet conversou com Christian Tamayo, instrutor do curso de cozinheiro do Senac Curitiba, para listar os quatro tipos que não podem faltar na sua cozinha. Confira:

 

DO CHEF, a faca coringa

Se fosse para indicar uma única faca para se ter na cozinha, seria a do chef. Ela serve para cortar cebola, legumes, carne, frango, ou seja, quase tudo. Nos tamanhos de 6 a 12 polegadas, o item é indicado para cortar peças grandes de carne. Para quem está montando a cozinha, Tamayo sugere que a faca do chef de 8 polegadas seja a primeira a ser adquirida.

Foto: BigStock

Foto: BigStock

DE LEGUMES, a faca da precisão

Essa faca, que tem em torno de 3 polegadas, é ótima para descascar legumes e frutas rapidamente. Ela é pequena e tem uma lâmina levemente curva, que garante precisão e segurança na hora de esculpir os alimentos. Também serve para fazer cortes de decoração e limpeza. “A faca de legumes se molda à mão e dá precisão e firmeza”, comenta o instrutor do Senac Curitiba.

Foto: BigStock

Foto: BigStock

DE PÃO, a faca para serrar

Longa, com cerca de 8 polegadas, essa faca é perfeita para cortar o pão sem amassá-lo. Também é usada para fatiar frios, como o presunto espanhol.  “Esse tipo de faca é ótimo para cortar fiambres. O ondulado das serras não deixa o produto grudar na lâmina”, garante Tamayo.

Foto: BigStock

Foto: BigStock

PARA DESOSSAR, a faca facilitadora

Esta faca, com ponta fina e lâmina semiflexível, facilita o processo de desossa, porque consegue alcançar locais de difícil acesso. “Quando é preciso contornar o osso, a flexibilidade ajuda. Se for uma lâmina muito grossa, a faca acaba danificando a carne”, diz Tamayo. Com cerca de 4 polegadas, ela também pode ser usada para cortar legumes.

Foto: BigStock

Foto: BigStock

 

Cuidados

Usar as facas adequadas para diferentes tarefas na cozinha é um ótimo começo para caprichar nas refeições. Para um resultado ainda melhor, é importante manter as facas sempre afiadas. “Se a faca não estiver afiada, o alimento não é cortado, mas esmagado, e acaba oxidando”, explica o instrutor Christian Tamayo. Esse processo de afiação pode ser feito com equipamentos como chairas e pedras de amolar. Na segunda técnica, o indicado é molhar um pouco a faca, para que ela deslize melhor, e passá-la inclinada na pedra, do lado em que se quer o fio, por cerca de 30 vezes. Depois, passar dez vezes o outro lado na pedra, reto. A dica é afiar a lâmina inteira, prestando atenção em possíveis irregularidades na superfície.

Para que a cozinha fique equipada por mais tempo, Tamayo não indica o processo de afiação industrial, como em esmeris, por exemplo. “Afiar no esmeril não é bom. Como ele gira muito rápido, vai aquecer a lâmina e pode destemperar a faca, fazendo com que ela fique mais frágil. Além disso, pode deixar dentes na faca”, explica.

Também não é adequado armazenar as facas junto com outros talheres, nem lavá-las com o lado áspero da esponja e com palhas de aço. Esses hábitos prejudicam o fio da faca.

 

Verificando

Para saber se a sua faca está afiada e pronta para ser usada, faça o teste do tomate. Apoie a ponta mais próxima do cabo da faca na fruta e puxe-a levemente para trás, sem fazer força para baixo. Se a faca cortar o tomate com o próprio peso, quer dizer que está bem afiada.

Outra dica é testar o fio da faca em uma folha de jornal ou de papel. A faca afiada deve cortar a folha suavemente, sem serrar o papel.

O teste do tomate é uma boa dica para verificar se a faca está afiada. Foto: Bigstock

O teste do tomate é uma boa dica para verificar se a faca está afiada. Foto: BigStock

Compartilhe

8 recomendações para você