Receitas & Pratos

single food

35 receitas para quem mora sozinho

Encontrar o preparo perfeito – delicioso e na porção certa – é o sonho de consumo de quem mora sozinho. Confira as dicas de chefs e de uma leitora

por Flávia Schiochet Publicado em 13/03/2014 às 03h
Compartilhe
Lombo ao molho de cerveja preta. Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo.

Lombo ao molho de cerveja preta. Foto: Alexandre Mazzo / Gazeta do Povo.

O Bom Gourmet conversou com os chefs Joy Perine (Zea Maïs), Adriano Quaranta (Quaranta Bistrô), Lênin Palhano (C La Vie), Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Rodrigo do Prado (Espaço Gourmet), e a leitora Hellen Guareschi, expert na cozinha, para mostrar como preparar receitas com uma porção apenas. Todos eles moram sozinhos e como os perfis variam muito, dividimos os preparos dos cozinheiros entre o light, o prático, o caprichoso, o fast food, o clássico e o comfort food (pratos simples que remete ao aconchego e boas memórias). Além das receitas, o grupo deu dicas importantes para quem quer preparar um prato único.

Veja as receitas

light

prático

caprichoso

fast food

clássico

comfort food

 

Quantidades

As receitas com rendimento superior a duas porções também podem ser executadas fazendo a divisão proporcional. Ou seja, se a receita é para quatro pessoas, divida por quatro a quantidade dos ingredientes.

Menos sujeira

Se a sua rotina é muito agitada, a sugestão é que você prefira preparos que sujem menos utensílios – mas sem abrir mão do sabor! Risoto, carne ensopada ou refogada com legumes e saladas são boas opções.

Mercado

O chef Adriano Quaranta sugere fazer uma compra mensal para itens não perecíveis como arroz, leite e farinhas e uma compra semanal para hortaliças e legumes em geral.

Porções

Para ter sempre uma peça de carne em casa, o chef Lênin Palhano sugere comprar um quilo de contrafilé e dividir em quatro porções para congelar.

Verduras

Para manter as hortaliças frescas por mais tempo, lave-as e seque bem. Guarde em sacos plásticos com ar por até uma semana na geladeira.

Diversifique

Beto aconselha comprar poucos ingredientes por semana e usar em receitas diferentes. Um exemplo é o mignon: em um dia faça um tartare, no outro, grelhado ou uma carne de panela.

Organização

A dica do chef Rodrigo do Prado é que, ao sair do trabalho, a pessoa tenha em sua rota para a casa mercadinhos, verdurarias ou açougues e peixarias para sempre ter ingredientes frescos em casa.

Sem sobras

Aprenda a porcionar e evite o desperdício:

Massa
◉ Um pacote de 500 gramas rende cinco ou seis porções individuais.

Arroz
◉ Uma mão cheia é o suficiente para uma refeição.

Carne
◉ De 150 a 200 gramas, dependendo se tem acompanhamento. Para carne moída, a sugestão é separar duas porções com as mãos.

Peixe
◉ Um filé de 150 gramas, em média, é a porção para uma pessoa.

 

***

Serviço

Andrea Schmitt. Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1.757, Bigorrilho – (41) 3324-1507.
Bergerson Presentes. Alameda Presidente Taunay, 45, Batel – (41) 3304-4426.
Passion. Rua Desembargador Costa Carvalho, 333, Batel – (41) 3026-7419.
Spicy. ParkShoppingBarigüi – (41) 3317-6886.
Vidraçaria Lapaz. Av. Vitor Ferreira do Amaral, 3.362, Tarumã – (41) 3366-5068.

Compartilhe

8 recomendações para você