Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
maçã caramelizada
A caramel apple da Mary Ann Apple Factory com amendoim é ideal para festas juninas.| Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Quando o mês de junho chega, quem gosta de uma boa mesa, cheia de comidas típicas certamente se anima. No Brasil, esta época é marcada pelas festas juninas, que têm o seu ponto alto no dia 24, data que homenageia São João. O menu deste período do ano inclui quentão, milho-verde cozido, pipoca, pinhão – nos casos dos estados do Sul do Brasil – e muitos doces típicos. Tem bolo de fubá, pamonha, pé-de-moleque, paçoquinha e maçã do amor, a famosa maçã caramelizada, só para citar alguns.

Com tantas delícias em jogo, para ajudar a escolher a receita deste mês do passo a passo, a gente fez uma enquete com leitores e a maçã do amor ganhou a disputa. O doce foi patenteado no Brasil nos anos 1960 pelo imigrante espanhol José Maria Farre Angles, que decidiu cobrir a fruta, tão abundante no país, com calda de caramelo vermelho. Com uma vocação para ser vendida em feiras e festas populares, não demorou para a maçã caramelizada começar a aparecer nas banquinhas dos festejos juninos.

Versão norte-americana

Na linha desse doce super popular coberto com caramelo cristalizado, o Bom Gourmet convidou o pessoal da Mary Ann Factory Apple para ensinar uma receita diferente de maçã caramelizada para dar um ar de novidade nas mesas juninas. O espaço, criado em 2012, é especializado na versão norte-americana da iguaria, que por lá é vendida em confeitarias e feiras e muito popular na época do Halloween.

A receita ensinada pelo sócio-proprietário da Mary Ann, Otávio Pósnik, tem tudo a ver com as festas juninas. “É uma versão das maçãs que mais saem e leva bastante amendoim, que é a cara desta época do ano”, diz.

Diferente da maçã do amor mais conhecida por aqui, cujo caramelo é feito de açúcar e corante vermelho, a caramel apple - ou simplesmente maçã caramelizada - tem um caramelo de consistência mais cremosa e menos cristalizada, com gostinho semelhante ao das balinhas toffee que nos remetem à infância.

A caramel apple tradicional é feita de maçã verde. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A caramel apple tradicional é feita de maçã verde. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Segredinho

Em tempo: nesta receita, o caramelo é feito apenas a partir das tradicionais balinhas de caramelo com papel transparente vendidas em distribuidoras de doces. “A versão original do caramelo da Mary Ann Apple Factory é guardada a sete chaves, pois é o diferencial da marca”, reforça Otávio.

Para chegar no resultado esperado, ele lembra que são necessários alguns cuidados, porque senão a receita desanda. “É fundamental secar bem as maçãs antes de iniciar todo o processo”. Também é preciso dar atenção aos tempos de derretimento do caramelo e do chocolate no micro-ondas. “O ideal é usar potência média e ir parando de 30 em 30 segundos em cada um dos processos”, ensina.

No caso específico da receita da Mary Ann Apple Factory, as maçãs utilizadas são verdes. “Elas costumam ser mais firmes, têm mais durabilidade e facilita a sustentação no palito. Mas se a pessoa quiser, ela pode usar a vermelha. Vai da preferência de cada um”.

Outro ingrediente que pode ter variações é o chocolate usado para dar o acabamento às maçãs. “Usamos o ao leite, mas também dá para fazer com chocolate branco ou amargo”, finaliza.

Maça Caramelizada com amendoim (Caramel Apple)

Otávio Pósnik
Tempo de preparoRápido
Rendimento5 maçãs
PreparoMédio

Ingredientes

  • 5 maçãs
  • 5 palitos de madeira
  • 500 g de balinha de caramelo
  • 200 g de amendoim triturado
  • 50 g de chocolate ao leite

Passo a passo

Lave bem as maçãs e as seque com papel toalha. O processo é fundamental porque o caramelo precisa ter total aderência à maçã.

Espete cada uma delas com palito. No caso das maçãs da Mary Ann Apple Factory, é usado um palito feito por encomenda, mas pode ser de churrasco, de sorvete ou de pirulitos, encontrados em casas de artigos para festas.

Desembrulhe as balinhas de caramelo e coloque em uma vasilha para derrete-las no micro-ondas. O ideal é colocar o tempo em potência média de 30 em 30 segundos, mexendo a cada parada, até que o caramelo esteja derretido.

Mergulhe as maçãs no caramelo derretido até que fiquem totalmente envolvidas pelo ingrediente. Retire o excesso com a ajuda de uma espátula ou raspando a borda da maçã no pote de caramelo.

Passe as maçãs já cobertas no amendoim triturado até cobri-las completamente. Além de dar um gostinho típico das festas juninas, o ingrediente traz mais crocância para as maçãs. Deixe na geladeira por dez minutos para esfriá-las ou em temperatura ambiente, caso o dia estiver mais frio.

Enquanto isso, derreta o chocolate no micro-ondas em potência média, de 30 em 30 segundos, para que o chocolate não queime. Faça o processo até que o chocolate atinja a temperatura de 45 graus. Então faça a chamada temperagem, com um choque térmico para baixar a temperatura para 30 graus.

Com o chocolate no ponto certo, use uma espátula para fazer fios de chocolate nas maçãs. Então, é só deixar as maçãs descansar de dez a quinze minutos.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]