• Carregando...

Magret com molho de mimosa ao mandarino

por Luiz Augusto Xavier
Rendimento4
PreparoNão informado

Ingredientes

  • 2 unidades de pato (magret de canard)
  • * a gosto de sal
  • * a gosto de pimenta do reino
  • 6 unidades de mexirica
  • 1 colher de sopa de mel
  • 100 ml de caldo de galinha
  • 2 colher de sopa de licor mandarino
  • 500 gramas de batata-salsa
  • 120 ml de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • * a gosto de noz-moscada

Modo de preparo

  1. Aqueça o forno a 220ºC.Tempere os magrets com sal e pimenta-do-reino dos dois lados.
  2. Com uma faca bem afiada, faça cortes em forma de cruz na gordura do pato, tomando cuidado para não atingir a carne. Aqueça bem uma frigideira e frite, com a parte da gordura virada para baixo, até a pele ficar bem tostada. Retire o excesso de gordura (reserve), vire do outro lado e só sele, por uns 30 segundos. Faça descansar o magret por dez minutos, até que os sucos da carne se redistribuam. Leve ao forno, com a pele para cima, colocando em cima da carne a gordura que ficou reservada. Deixe por 6 a 7 minutos e retire.
  3. O preparo do molho de mimosa ao mandarino: raspe a casca de 2 mimosas e esprema o suco de cada uma delas. Na mesma frigideira, deglace com o licor mandarino e adicione as raspas e o suco das mimosas. Junte o mel e reduza por 5 minutos. Adicione o caldo de galinha e reduza pela metade. Descasque as outras mimosas e corte os gomos ao meio. Cozinhe no molho por 3 minutos.
  4. Purê de batata salsa: descasque as batatas, corte em cubos grandes e cozinhe na água fervente com sal. Retire a batata da água, já cozida, e escorra. Amasse a batata direto na panela (ou use um amassador de purês) com o creme de leite e mexa bem. Em fogo bem baixo, coloque a manteiga e mexa novamente, até incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada.
  5. Para servir, corte os magrets em tiras, ajeite-os no meio do prato, regando com o molho. Em volta, ponha o purê de batata-salsa (que pode ser no formato de uma quenelle, como na foto) e gomos de mimosa tostados na frigideira.
  6. Dicas:
  7. É claro que não há a necessidade de finalizar o prato de acordo com a indicação. Mas fica bem mais charmoso apresentando assim. Em uma refeição de família, por exemplo, mas informal, os magrets podem ser apenas fatiados, para irem à mesa em uma travessa. E o purê e o molho podem ser colocados em recipientes separados, para que cada um possa se servir à vontade.
  8. Para fazer a quenelle, basta trabalhar com duas colheres de sopa, moldando de uma para outra até que esteja no formato adequado. Caso haja dificuldade em acertar, também dá para fazer uma base com o purê e ajeitar as fatias de magret por cima.
  9. O ponto da carne deve ser sempre rosado por dentro. Daí para menos. Seria como uma picanha. Magret bem passado fica duro, e se a preferência for essa é melhor pensar em outro cardápio.
  10. Mimosa é como é conhecida na região de Curitiba a mexerica (ou bergamota). Ela tem casca fina e é mais ácida que a poncã ou a tangerina.
  11. Os magrets e os peitos de pato comuns são encontrados apenas congelados. Recomendação é descongelar com dois dias de antecedência, na geladeira, para não forçar o processo e mudar a textura da carne.
  12. Caso decida fazer o peito comum e não o magret, fique de olho no tempo de cozimento. Por ser mais fino, fica pronto mais rápido e dispensa o forno posterior.

Montagem

  1.  
  2.  

Acompanha

  1. Purê de batata-salsa
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]