Bom Gourmet
Apesar do endividamento das famílias, o consumo deve aumentar
Com a metade do ano próxima, boas perspectivas em relação ao PIB e à inflação são realidade, o que indica uma nova tendência de crescimento de consumo. Conforme análise de João Ricardo Tonin, economista da FoodCo, o mercado projeta uma possível redução da taxa de juros, já na próxima reunião do Copom — Comitê de Política Monetária —, agendada para os dias 20 e 21 de junho.
A inflação não deve ser grande preocupação. Os índices IPCA e GPM para o fechamento do ano estão menores que os do mês passado — 5% e 1%, respectivamente. Quanto ao PIB, as expectativas indicam crescimento de 1,2%, quase o dobro do índice divulgado em janeiro. O setor agropecuário foi o que mais cresceu (7,3%), seguido de serviços (1%) e indústria (0,3%). O destaque vai para a diminuição da variação de preços mês a mês, que de acordo com Tonin, proporciona oportunidade para melhorar o planejamento de compras.
Para o economista, a inflação sob controle e o bom desempenho do PIB apontam para a possível redução da taxa de juros, em junho, que deve ser entre 0,25% e 0,5%. Tonin ressalta que as taxas de bancos não devem sofrer alterações, mas caso a redução aconteça, mudanças podem vir em breve.
“Diante desse cenário promissor, podemos respirar aliviados e sentir um pouco mais de tranquilidade. Parece que estamos no início de uma nova tendência de crescimento do consumo, mesmo diante de um alto endividamento das famílias. Recomenda-se manter um controlo rigoroso sobre os custos, manter os funcionários bem treinados, atualizar o cardápio, utilizar estoques de insumos parados e evitar decisões precipitadas com relação à empréstimos disponíveis no banco. Prudência e foco são as palavras-chave do momento”, conclui Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.