Produtos & Ingredientes

Inusitado

Veja as releituras do sushi da iguaria japonesa em oito países

Tem naked cake na França e donut na Tailândia; as variações do prato queridinho no mundo todo são surpreendentes

por Júlia Ledur, especial para a Gazeta do Povo Publicado em 10/02/2016 às 21h
Compartilhe

O sushi, na forma em que é conhecido hoje, surgiu no Sudeste Asiático há cerca de duzentos anos, quando era comum utilizar o arroz cozido para conservar o peixe salgado, em um processo de fermentação. A técnica, também utilizada por pescadores em alto mar, garantia a qualidade do peixe por mais tempo. Mais tarde, o processo transformou-se no prato típico japonês, e passou a ser consumido com shoyu.

>>> 15 itens de cozinha que parecem do futuro, mas já existem

>>> Como escolher a carne e preparar um bom churrasco

>>> Veja onde comprar livros sobre gastronomia por até R$ 30

Com ingredientes simples e um sabor peculiar, o sushi conquistou rapidamente povos de diferentes culturas. Mas nem só de algas, arroz e peixe cru é feito o tradicional prato do Japão, queridinho no mundo inteiro. Como todo sucesso gastronômico ganha releituras, com a iguaria japonesa não poderia ser diferente. Hoje, principalmente no Ocidente, o prato é preparado em formatos inusitados e com ingredientes variados, como abacate, pimentão, figo, ketchup e até açúcar.

Na terra das palmeiras, é fácil encontrar versões “abrasileiradas” do sushi, como o Hot Philadelphia e o Romeu e Julieta. E se você já acha um pouco estranho ver goiabada, morangos ou leite condensado enrolados na alga com arroz, imagine um cardápio com pizza, bolo ou burrito de sushi.  O Bom Gourmet listou algumas adaptações do prato típico japonês em oito países diferentes. Veja:

 

Canadá – Pizza de sushi

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Em território canadense, o sushi pode tomar uma forma italiana. Mas só de nome. A pizza de sushi é preparada com uma massa de arroz frita, coberta com atum ou carne de caranguejo cozida, salmão cru, abacate e maionese temperada com wasabi.

 

Estados Unidos – Burrito de sushi

Foto: Visualhunt

Foto: Visualhunt

Se você prefere a comida mexicana, a adaptação feita pelos americanos é uma boa escolha. O burrito de sushi é parecido com o temaki e tem recheio de pepino, camarão, cebola, pimentão e abacate.

 

Tailândia – Donut de sushi

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Os tailandeses, por sua vez, se apropriaram do doce típico americano para fazer essa criação adaptada do sushi. O donut de sushi é feito com rosquinha salgada, envolvida por vários tipos de peixe e com diferentes coberturas, como molho de salmão, geleia de atum e balas de goma de salmão.

 

Reino Unido – Hambúrguer de sushi

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os ingleses investiram no prato que dificilmente desagrada. Os hambúrgueres de sushi são feitos com uma massa de arroz frito e vêm em cinco opções de recheio: frango, salmão, camarão, tilápia ou pasta de tofu, todos temperados com lascas de gengibre, folhas crocantes de algas marinhas e ketchup com missô.

 

Escócia – Sushi de haggis

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A releitura escocesa leva um prato tradicional da cultura do país, os Haggis, que consistem em bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia. Essa linguiça é envolta em arroz avinagrado e algas.

 

França – Sushi Naked cake

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Os franceses têm uma adaptação bastante inusitada. O bolo de sushi, na forma de um naked cake, é feito com arroz, vinagre, folhas de algas, salmão, óleo de abacate, pepino, abacate, sementes de gergelim, açúcar e sal.

 

Japão – Sorvete de sushi e sushi de insetos

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Com toda a versatilidade do prato, não poderiam deixar de existir adaptações dos próprios criadores. O sushi de inseto é comum no Japão e leva, além do arroz, baratas, besouros e vermes.

Foto: Pinterest

Foto: Pinterest

Outra variação japonesa é o sorvete de sushi. Parecido com um temaki, o prato é feito com uma bola de sorvete de baunilha ou de chá verde e arroz enrolados na alga marinha.

 

Brasil – Sushi Romeu e Julieta e Hot Philadelphia

Foto: Hélio Sassen Paz via Visualhunt

Foto: Hélio Sassen Paz via Visualhunt

O brasileiros acrescentaram diversos ingredientes ao sushi original. Alguns bastante comuns são o alho-poró, a couve frita, a banana, o chocolate e o tradicional queijo com goiabada. Esta combinação foi batizada de sushi Romeu e Julieta, que leva o doce de goiaba e o creamcheese, além do arroz e da alga.

Foto: Friday&Sushi via Visualhunt

Foto: Friday&Sushi via Visualhunt

Outro toque brasileiro no prato japonês é o sushi frito, conhecido como Hot Philadelphia.  Essa adaptação leva uma massa parecida com a do tempurá.

Compartilhe

8 recomendações para você