Restaurantes

Tecnologia

Restaurante estrelado nos EUA serve comida em iPads; veja vídeo

No Quince, em São Francisco, o tablet é usado como suporte de um prato feito com trufa branca e funghi porcini

por Andrea Torrente Publicado em 04/01/2017 às 14h
Compartilhe

Nos primeiros dias de 2017 chamou a atenção nas redes sociais o nada convencional prato usado no Quince, restaurante 3 estrelas Michelin (a mais alta categoria do guia francês) localizado em São Francisco, nos Estados Unidos. O chef da casa, Michael Tusk, usou um iPad como prato para servir trufa branca com funghi porcini grelhados e uma polvilhada de pó de cogumelos desidratados.

O prato peculiar é montado de maneira que a comida “interaja” com as imagens mostradas na tela do tablet. Entre uma garfada e outra, o cliente assiste a um vídeo em que um cão num bosque fareja em busca de trufas. Não por acaso, o nome da criação é “Um cachorro em busca de ouro”.

>>> McDonald’s abre unidade no Vaticano e cardeal diz que é uma afronta

>>> Veja quais são os alimentos e os ingredientes tendência em 2017

>>> Três combinações de drinks e aperitivo para curtir o verão 

“A ideia é simples e quer levar o cliente numa caça à trufa que termina no momento em que ela aflora do terreno”, explicou o chef ao jornal americano SFGate. O prato faz parte do menu degustação que custa 220 dólares.

Para respeitar as normas higiênicas, a comida não é apoiada diretamente no tablet, mas numa película que reveste a tela. Em seguida, o iPad é inserido numa caixa de madeira especialmente desenhada para isso.

“Nesses 20 anos morando em São Francisco testemunhei o boom tecnológico. Quis combinar um pouco da gastronomia com tecnologia e um pouco de educação”, diz Tusk. O prato não é o único da casa servido sobre um iPad: algumas semanas atrás, o chef usou o tablet para servir rã com agrião e vegetais.

Frogs with watercress and sorrel from Fresh Run Farm

Uma foto publicada por Chef Michael Tusk (@michaeltusk) em

O restaurante americano não é o primeiro a usar iPad como prato. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a “moda” é presente também no Reino Unido pelo menos desde 2015, e segundo o The Telegraph, a premiada chef espanhola Elena Arzak, do restaurante Arzak (3 estrelas Michelin), usa o tablet desde 2013.

Chef @michaeltusk cleaning White Truffles for Tartufo Bianco Week here at Quince ! #truffles #quincesf

Uma foto publicada por Quince Restaurant (@quince_sf) em

Compartilhe

8 recomendações para você