Restaurantes

Clássico

Conheça o restaurante que funciona há mais de 130 anos no Centro de Porto Alegre

O Chalé da Praça XV é tombado como patrimônio histórico e serve de ponto de encontro na capital gaúcha

por Anderson Hartmann, de Porto Alegre, especial para Bom Gourmet Publicado em 17/09/2018 às 16h
Compartilhe

Talvez você não saiba, mas o Chalé da Praça XV, no Centro de Porto Alegre, é um dos restaurantes mais antigos em funcionamento na capital gaúcha. A trajetória deste ícone gastronômico começou em 1885 como um quiosque construído pela prefeitura para a venda de sorvetes. Já no início do século XX passou por grandes reformas e acabou transformado em ponto de encontro de turistas e locais, apreciadores de chope e boa comida.

Com o tempo, o antigo chalé de madeira deu vida a uma imponente construção de estilo bávaro, com traços art-noveau. Localizado na Praça XV de Novembro, bem ao lado do Mercado Público, conta com mais de 130 anos ininterruptos em atividade. Sobreviveu a reformas, enchentes, incêndios e conseguiu manter viva sua história, tradição, identidade e beleza até os dias de hoje.

Risoto de charque. Foto: Joana Schneider

O Chalé tem capacidade para atender simultaneamente 310 pessoas, conta com várias mesas ao ar livre e um grande espaço interno fechado. Oferece pratos à la carte do almoço ao fim da noite, sem paralisar o serviço. No cardápio, dezenas de opções de petiscos, saladas, massas, carnes, peixes, risotos, entre outras delícias. Entre os pratos mais pedidos estão o risoto de charque com ervilha torta e chips de batata doce”; o entrecot com risoto de funghi e o medalhão de filé mignon ao molho gorgonzola e cebola caramelada, batata rústica e arroz”.

  • Entrecôt com risoto de funghi, um dos pratos mais pedidos. Foto: Joana Schneider
  • A tradicional caipirinha de limão e a famosa de morango. Foto: Divulgação
  • “Tábua de Petiscos Chalé”, com filé xadrez à milanesa, camarão crocante, bolinho de bacalhau, salame italiano, queijo gorgonzola, batata rústica, tomates secos, azeitonas. Foto: Divulgação
  • O Chalé da Praça XV: modelo arquitetônico da época de sua construção. Foto: Divulgação

Entre as entradinhas, a pedida obrigatória é a tábua de petiscos Chalé, com filé xadrez à milanesa, camarão crocante, bolinho de bacalhau, salame italiano, queijo gorgonzola, batata rústica, tomates secos, azeitonas, tudo isso acompanhado dos molhos de mostarda e barbecue. O Chalé é famoso ainda pela tradicional feijoada com roda de samba (sempre aos sábados). Todas essas opções podem vir acompanhadas de um bom chope ou ainda das típicas caipirinhas (quem não bebe pode se deliciar com os sucos naturais da casa).

Serviço: Praça Quinze de Novembro, S/N, Centro Histórico — Porto Alegre-RS. De domingo a segunda das 11h às 23h15.

LEIA TAMBÉM:

>> Guia dos sanduíches mais inusitados de Porto Alegre

>> Como fazer leites vegetais em casa

>> Afinador de queijos: conheça a profissão que eleva a qualidade do produto

 

Compartilhe

8 recomendações para você