Restaurantes

O Quilo É Nosso

Buffet de Curitiba vence pela 2.ª vez o concurso de melhor quilo do PR

Concurso da Abrasel divulgou os ganhadores de vários estados; agora o restaurante irá concorrer ao melhor do Brasil

por Patricia Favorito Dorfman, especial Bom Gourmet Publicado em 05/11/2018 às 16h
Atualizado em 05/11/2018 às 18h
Compartilhe

Eram 18 os restaurantes paranaenses concorrendo na segunda edição do prêmio O Quilo É Nosso, promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Aberto à votação do público e júri especializado, o concurso premiou no Paraná a releitura de um prato já apreciado pelos clientes do restaurante curitibano Easy Cheff, o Porco Oxente. No trabalho conjunto do chef Sérgio Lange e do subchef Felipe Cavalcanti, o prato apresentado no concurso, o Porco Otine Campeiro, leva carne de porco moura moída, recheada com creme de taioba e cream cheese, mousseline de banana da terra, com couve crocante e farofa de castanhas.

Porco Otine Campeiro, prato vencedor do Easy Cheff. Foto: divulgação

O prato criado para o concurso ainda não está sendo servido no buffet, mas em breve deve estar disponível para os clientes. A casa tem trabalhado com menu diário que valoriza culturas, como as quartas com pratos árabes e a sexta tex mex (R$ 49,90). “No sábado (R$ 51,90) servimos feijoada em quatro versões: completa, light, vegana e vegetariana. Devemos colocar o novo prato nas terças, com os pratos brasileiros”, avalia Felipe.

Easy Cheff vence concurso pela segunda vez. (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Votação

A votação popular aberta pela Abrasel não levou em conta apenas o prato inscrito no concurso. Os votantes avaliavam além da receita, o ambiente do restaurante, o atendimento, a qualidade geral do buffet e a limpeza do local. Os votos computados selecionaram os três melhores – no caso do Paraná além do Easy Cheff, os restaurantes Piemonte e Tomilho Comida Cotidiana – que foram, então, avaliados por um júri técnico. O júri é formado por Ivo Abrahão (Tavares); Thiago Cerqueira (Loup); Marcia Garbin (Gelatto boutique); Marisabel Woodman (La Peruana); Wanderson Medeiros (Picuí); Gil Guimarães (Bacco Pizzaria, Napoli Centrale e C6 Hamburgueira); Marcos Livi (Quintana, Veríssimo, Napoli Centrale e C6 Hamburgueria), e Ricardo Castilho (revista Prazeres da Mesa).

Em segundo lugar na votação popular ficou o restaurante Piemonte (Av. Manoel Ribas, 6.376), com a Costela bovina desossada assada na brasa com chutney de cebola e, em terceiro, o Tomilho Cozinha Cotidiana ( R. Gutemberg, 44), com a Torta Cotidiana.

Comemoração

Comandando a cozinha enquanto o irmão está de férias, Felipe recebeu com alegria e surpresa a notícia. Por serem vários concorrentes (era 18 ao todo) e alguns chefs premiados, o resultado foi ainda mais comemorado no Easy Cheff. “Comemorei com a equipe e liguei para o Sérgio, que é meu professor e mentor. Além de ter agradecido os clientes pela confiança e respeito pelo nosso trabalho. Estamos muito felizes”, conta o subchefe.

A criação do prato foi para evidenciar insumos do próprio estado, valorizando o que é produzido no Paraná, como o porco moura, uma raça de porco crioulo específica do Sul do Brasil.  Também as PANC (plantas alimentícias não convencionais), como a taioba, que foi usada no creme. “Sou historiador e gosto muito de pesquisar. Cultivo algumas PANC em casa e sugeri ao Sergio colocarmos uma opção na receita. Criamos, então, o creme de taioba”, explica Felipe.

Melhor do Brasil

Dos 12 campeões estaduais, apenas um será escolhido como o grande vencedor da segunda edição do Concurso O Quilo é Nosso. O anúncio será feito nesta quarta-feira (7) durante o 32º Encontro Nacional da Abrasel, em Goiânia:

Alagoas
Campeão: Sete Coqueiros Comedoria
Carne de Sol Suína a Moda Sete Coqueiros

Amazonas
Campeão: Gaúcho’s Gourmet
Lombo de pirarucu à Solimões!

Bahia
Campeão: Restaurante Portinha
Ceviche de Banana da Terra, Palmito e Camarão Rosa

Ceará
Campeão: Restaurante Renascença
Sirigado com purê de banana da terra e castanhas do Brasil

Distrito Federal
Campeão: Mayer Self-Service
Panqueca de berinjela ao pesto

Goiás
Campeão: Danove Restaurante Unidade 02
Carne de sol na cerveja

Minas Gerais
Campeão: Restaurante Tia Zarica
Empanado sem culpa com molho refrescante

Pará
Campeão: Restaurante Sinhá
Filé de filhote na crosta da castanha do Pará

Paraná
Campeão: Easy Cheff
Polpettine de Porco Moura recheado com creme de Taioba na Mousseline de Banana da Terra

Pernambuco
Campeão: Cia do Chopp
Lampião alla bolognese

São Paulo
Campeão: Arroz com Feijão
Pato Confit com Pera na tangerina

Tocantins
Campeão: Maria Izabel Cozinha Contemporânea
Panelinha Marido Bom

 

Leia mais:

Concurso vai eleger o melhor restaurante por quilo do Brasil; veja os participantes de Curitiba

Aprenda a fazer cassoulet, a feijoada francesa que eliminou cozinheira do MasterChef

Quanto mais seguidores no Instagram, menor a conta no restaurante

 

Compartilhe

8 recomendações para você