Restaurantes

Rio Grande do Sul

Rota do Churrasco em Porto Alegre: do espeto corrido ao menu degustação

Bom Gourmet sugere 5 lugares para apreciar a iguaria mais famosa da culinária gaúcha

por Anderson Hartmann, de Porto Alegre, especial para Gazeta do Povo Publicado em 04/06/2018 às 14h
Compartilhe

Quando o destino é Porto Alegre, a primeira coisa que vem à mente é onde encontrar um bom endereço para saborear um típico churrasco gaúcho. Bom Gourmet desvendou esse mistério e apresenta a Rota do Churrasco, iguaria mais famosa da culinária do Rio Grande Sul, tendo em vista que os cortes gaúchos são oriundos principalmente de animais de raças com sangue britânico, como a Angus e a Hereford, o que confere sabor, suculência, maciez e marmoreio únicos à carne.

>>  Mais sabor na brasa: confira dicas para um churrasco memorável

Um dos pratos prediletos dos frequentadores da Churrascaria Barranco é o famoso Xixo: são diversos pedacinhos de carne no mesmo espeto. Foto: Divulgação

Há duas formas usuais em que o churrasco pode ser preparado na capital gaúcha: a mais tradicional é a no espeto (feita na churrasqueira com carvão), mas outra maneira que se disseminou é a na “parrilla”(que assa a carne apenas com o calor da brasa, à lenha, sem espetá-la e sem tostá-la – mantendo todo o seu sabor e suculência). Para facilitar esta árdua escolha, sugerimos abaixo cinco lugares da capital gaúcha para apreciar um bom “churras” (como o porto-alegrense carinhosamente chama essa iguaria).

FAZENDA BARBANEGRA

>> Os cinco segredos de um típico churrasco gaúcho

A Fazenda Barbanegra é uma excelente opção para quem deseja comer churrasco com a riqueza de sabores da região da Campanha. Foto: Divulgação

Traz em seu nome o legado de uma fazenda que pertenceu à família dos donos do restaurante até o ano de 1972. A Fazenda Barbanegra é uma excelente opção para quem deseja comer churrasco com a riqueza de sabores da região da Campanha. O restaurante está localizado em um ambiente aconchegante, com decoração rústica, que remonta a sensação de estar em uma casa de campo.

O cardápio coloca à disposição dos exigentes paladares cortes gourmets como entrecôte, assado de tira (extraído da parte mais nobre da costela), prime rib (corte com gordura entremeada, sendo da mesma porção do filé de costela, mas apresentado com osso para acentuar o sabor), vazio (fraldinha) e picanha – preparados na autêntica “parrilla” uruguaia. E como só serve cortes da raça Angus, em 2013 a Fazenda Barbanegra tornou-se o primeiro restaurante do Brasil certificado pela Associação Brasileira de Angus.

Serviço: Rua Tenente Coronel Fabricio Pillar, 791 – Mont’Serrat – Porto Alegre – RS. Aberto todos os dias das 19h às 23h. http://www.fazendabarbanegra.com.br/ (51) 3333-0492.

***

BARRANCO

Barranco e toda a tradicionalidade de seu churrasco à la carte. Foto: Divulgação

Somando mais de 45 anos em funcionamento, a Barranco é uma das churrascarias mais clássicas de Porto Alegre. Seu ponto alto são as mesas ao ar livre embaixo das árvores históricas que reúnem diferentes públicos e tribos: desde torcedores fanáticos do futebol (dia de Grenal lota a casa), encontros de família, happy hours de amigos até reuniões de negócios.

Além dos cortes tradicionais de carne servidos à la carte, aqui a dica é experimentar outra delícia da culinária gaúcha, o “xixo”, um espetinho que intercala carne, pimentão, porco, cebola, frango, tomate. A churrascaria Barranco é famosa também pelo “saladeiro”, um carrinho de saladas com 18 opções, sem faltar, é claro, a típica maionese de batata. A ideia virou sucesso na casa e surgiu para facilitar o serviço dos clientes, assim ninguém precisa se levantar para se servir.

Serviço: Av. Protásio Alves, 1578, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Aberto de segunda a sexta: das 11h às 2h da manhã; sábado e domingo: das 11h às 2h. www.churrascariabarranco.com.br/ (51) 3331-6172.

***

NB STEAK

>> No país do churrasco, 63% dos brasileiros quer reduzir o consumo de carne

NB Steak oferece um menu degustação com mais de doze tipos de cortes premium de gado de raças britânicas. Foto: Divulgação

O rodízio mais premiado de Porto Alegre se transformou e agora se destaca pela maneira inovadora de servir carnes, chamada de menu degustação. São mais de doze cortes premium de gado de raças britânicas preparadas à grelha e servidas à mesa sem que o cliente precise se levantar. As clássicas picanha e vazio (fraldinha) são as únicas ainda servidas no espeto. Todos os cortes são temperados com sal grosso; carnes suínas, cordeiro e galeto são assados na churrasqueira a carvão, seguindo o padrão tradicional. E para quem gosta de saladas, há uma série de opções gourmets servidas: Brie com geleia de damasco, muçarela de búfala com tomate e manjericão fresco ou o tradicional carpaccio são algumas das sugestões mais pedidas.

Serviço: Rua Ramiro Barcelos, 389 Floresta – Porto Alegre/RS – (51) 3225-2205. Av. Nilo Peçanha, 2131, Boa Vista – Porto Alegre/RS – (51) 3333-1413. Aberta todos os dias 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 23h30. http://www.nbsteak.com.br.

***

FREIO DE OURO

Freio de Ouro e seu famoso rodízio do tipo “espeto corrido” com cortes nobres e tradicional churrasco assado à brasa.Foto: Divulgação

O famoso “espeto corrido” pode ser degustado na Freio de Ouro, churrascaria que serve um variado rodízio de carnes com cortes nobres assadas na brasa. Para os apaixonados por costela, um dos destaques é o Costelão 12 horas, assado em fogo brando, que facilmente se desmancha. E quando a gente fala de um típico churrasco gaúcho, paleta de ovelha, costela de porco e coração de galinha são pedidas obrigatórias. Leitão à pururuca e cCupim também se juntam às diferentes opções servidas. Tudo isso acompanhado de dezenas de entradinhas, pratos quentes, saladas e sobremesas.

Serviço: Rua José de Alencar, 460 – Porto Alegre-RS. Aberto todos os dias das 11h30 às 15h30; das 18h30 às 23h30. Domingos das 11h às 16h. (51) 3029-5857/ http://www.freiodeourochurrascaria.com.br.

***

PORTO BELLO

>> 5 erros mais comuns na hora de fazer churrasco

Churrascaria Porto Bello com sua simplicidade, gostinho de comida da avó e sabor de infância apresenta salada de maionese e polenta frita dos deuses. Foto: Divulgação

É aquela churrascaria onde menos é mais: ambiente simples, mas com aquele gostinho de comida da avó. Estilo beira de estrada, com paliteiro e papel parafinado nas mesas, e um sabor de infância. Destaque para a cozinha que é aberta e o clientes são convidados à visitá-la. Eles não têm nada para esconder de ninguém, e fazem questão de deixar bem claro isso. Tem preço justo para comer cortes populares como costela, vazio (fraldinha), carne de porco, acompanhados de salada de maionese e polenta frita dos deuses.

Serviço: Rua São Manoel, 1400 – Santana – Porto Alegre – RS. Aberto de terça a sexta das 11h30 às 15h30; das 18h30 às 23h30; domingos das 11 às 16h. (51) 3217-9853/ www.churrascariaportobello.placeweb.site.

VEJA TAMBÉM:

Compartilhe

8 recomendações para você