Bom Gourmet
Seja Bom encerra campanha com mais de R$ 100 mil arrecadados para ajudar bares e restaurantes
Com R$ 102 mil arrecadados em dois meses de campanha, o projeto Seja Bom, do Bom Gourmet, terminou no último final de semana beneficiando uma importante parcela da cena gastronômica de Curitiba.
Desde o início do mês de abril, a ação vendeu vouchers para ajudar 37 bares, restaurantes e cafeterias da cidade a se manterem em pé mesmo que fechados voluntariamente por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. Cada opção oferecida, de R$ 40, R$ 70 e R$ 100, poderá ser utilizada até o dia 30 de novembro com bônus que podem chegar a 100%.
De acordo com Marja Nunes, editora de Projetos Especiais e gestora do Seja Bom, a ação foi pensada como uma alternativa de ajuda ao setor que, desde o início, também sofre os impactos do isolamento social para evitar o contágio da Covid-19. "Com os bares e restaurantes fechados, o faturamento foi praticamente a zero, e mesmo para quem implantou delivery e o balcão (take away), não era o suficiente".
"Tudo o que soma neste momento é importante para conseguir se sustentar durante este período. Com essa ação, o Bom Gourmet cumpriu uma das suas premissas de olhar para toda a cadeia da gastronomia, do desenvolvimento dos negócios indo além de apenas contar as narrativas, mas também apresentar alternativas e ações efetivas", explica Andrea Sorgenfrei, head da PinÓ, a unidade de novos negócios da Gazeta do Povo nas áreas de gastronomia (Bom Gourmet), decoração e arquitetura (HAUS) e inovação (Gazz Conecta).
Idealizado praticamente de um dia para o outro, o projeto do Seja Bom foi planejado por pessoas que também seriam profundamente afetadas pelo fechamento dos restaurantes, e não apenas seus proprietários. Ricardo Mercer, sócio da agência Candy Shop, que criou toda a identidade da ação, conta que ele próprio e a equipe sentiram a necessidade de ajudar na campanha. Afinal, eles também corriam o risco de perder seus estabelecimentos preferidos se não houvesse essa ajuda.
"A gente nem titubeou em abraçar a causa, já que fazemos parte desse público. Nos envolvermos nesse processo foi uma forma de ajudar os restaurantes e mantê-los abertos para desfrutarmos depois", ressalta.
Afonso Arnaldi, desenvolvedor de novos negócios da fintech curitibana Ebanx, que fez o processamento da venda dos vouchers, conta que a ação teve um forte engajamento dos próprios colaboradores da empresa. Eles também viram no Seja Bom uma forma de ajudar seus restaurantes favoritos -- e ainda a possibilidade de conhecer estabelecimentos que não fazem parte do dia a dia.
"Olhando os números de venda, vimos que especialmente os restaurantes mais caros tiveram uma procura muito grande por conta do bônus oferecido como contrapartida do voucher", conta Arnaldi.
O Seja Bom marcou ainda a entrada do Ebanx em um novo modelo de processamento de pagamentos, com a venda de vouchers e uma plataforma de comércio eletrônico variado.
Ajuda importante
Para Raphael Zanette, restaurateur do Terra Madre, a participação de antigos e novos clientes ajudou a manter os recursos necessários para os quase dois meses em que manteve as portas fechadas. A casa reabriu na semana passada, e ainda está vendo o movimento ser retomado aos poucos.
"O apelo emocional do ajudar foi muito importante, nos deu uma boa ajuda no fluxo de caixa e contamos que as pessoas venham usar seus bônus neste momento de fluxo baixo", explica.
O mesmo sentimento teve Sergio Ricardo Wahrhaftig, sócio do Bobardí, que diz ter ficado bastante contente com o envolvimento da cidade na campanha do Bom Gourmet. Para ele, foi uma satisfação ver os clientes dando um voto de confiança em um momento difícil como esse.
"Os recursos foram utilizados para auxílio em remuneração de equipe durante esses mais de 60 dias paralisados. Agora que estamos voltando, esperamos todos para brindarmos juntos o início da retomada", conta. O Bobardí reabrirá as portas nesta quarta (3).
O restaurateur Beto Madalosso, do Madá Pizza & Vinho, acredita que o engajamento da clientela na causa é próprio do perfil dos frequentadores. Para ele, o benefício do voucher de desconto é apenas um dos motivos da participação massiva dos clientes.
"São pessoas engajadas socialmente e que se dedicaram a contribuir com os estabelecimentos que elas mais gostam. Foi uma união de três fatores: colaboração, produto e benefício", explica. A casa passou 60 dias de portas fechadas, e começou a reabrir gradativamente na última semana.
Para quem comprou voucher
Ao utilizar o seu voucher, é importante ressaltar que:
- os vouchers são válidos para consumo presencial no salão após a reabertura do restaurante até o dia 30 de novembro de 2020.
- caso o restaurante não tenha voltado à operação, você deve entrar em contato com a organização pelo e-mail sejabom@gazetadopovo.com.br para ser direcionado a outro estabelecimento participante.
- alguns estabelecimentos têm regras específicas para datas comemorativas, favor conferir as informações contidas nos vouchers de desconto.
- os vouchers comprados para a Forneria Copacabana valerão para o novo formato já anunciado por Beto Madalosso: Carlo e Carlito.
Novas ações
Com o encerramento da campanha Seja Bom, o Bom Gourmet já prepara novas ações de fomento à cena gastronômica local e nacional principalmente neste momento de retomada da economia.
"Essa é a nossa missão, poder desenvolver ações efetivas para ajudar esse sistema, atuando positivamente na sustentação e manutenção do setor", completa Andrea Sorgenfrei.
Entre as ações de fomento da cena gastronômica que já estão no ar no Bom Gourmet, as reportagens diárias de negócios com soluções e alternativas de operação, o movimento do mercado de foodservice e as transmissões semanais ao vivo pelo Instagram com empreendedores que encontraram novos caminhos para minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.
O Bom Gourmet também lançou na quarentena, com o apoio de parceiros comerciais, o Redescubra a Cozinha, uma plataforma de vídeos de receitas, para que as pessoas se inspirem e despertem o sentimento de amor por cozinhar em casa nesta época de isolamento social.