Produtos & Ingredientes

Ingrediente

Sem preconceito! Melancia surpreende em preparos salgados

Combinações inusitadas trazem sabores que surpreendem o paladar de quem está acostumado a consumir a fruta somente in natura

por Marina Mori Publicado em 11/02/2019 às 08h
Compartilhe

Imaginar uma fatia doce e suculenta de melancia como estrela de um preparo com sal e outros condimentos pode ser estranho, de início. Bela Gil bem sabe. Em 2012, o ingrediente foi quase relegado ao posto de fruto proibido quando a chef e apresentadora ensinou o passo a passo da fruta grelhada com azeite e pimenta.

sashimi de melancia

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Demorou um pouco até que as caretas de repulsa se transformassem em expressões curiosas. Hoje, não faltam receitas em que a melancia surge bem distante da salada de frutas, ou do suco. Tartare, carpaccio, sashimi. Até catchup. Em cada um dos preparos, a polpa vermelha ganha um aspecto e textura diferentes a partir do tempero utilizado.

“Estamos habituados a enxergar os alimentos de uma só forma desde pequenos. Quando experimentamos coisas novas, quebramos esse preconceito”, diz Iracema Bertoco, professora do curso de gastronomia do Centro Europeu. Para ela, a melhor forma de expandir as experiências do paladar é dar chance às novidades.

A chef Vânia Krekniski, do Limoeiro Restaurante, não poderia concordar mais. Durante suas férias, na praia, cortou uma melancia em fatias finas e triangulares. Salpicou amêndoas em lascas e raspas de limão, depois serviu o petisco com sal e azeite de oliva. Na taça, vinho branco. “Ficou delicioso e refrescante. Todo mundo adorou.”

História

Nativa da África, a melancia começou a ser cultivada no Brasil no século 16, onde era conhecida como “balancia” pelos portugueses. Antes deste período, a fruta era consumida também por egípcios, indianos e chineses.

Papel toalha

A melancia contém 90% de água em sua composição. Por isso, é natural que, ao cortá-la, a fruta libere bastante umidade. Mas é possível controlar isso de maneira fácil. Basta manter os pedaços da polpa sobre uma camada de papel toalha ou um pano de prato. Boa parte da água será absorvida em minutos.

Tempero? Só na hora de servir

Enquanto diversos ingredientes precisam marinar por horas a fio para absorver sabor, a melancia requer poucos minutos em contato com o tempero. A dica é adicionar os condimentos quase na hora de servir o prato para evitar que a fruta comece a “soltar” água.

Acidez é o segredo

Ingredientes ácidos e cítricos, como vinagre balsâmico e limão, são ideais para os preparos agridoces que envolvem melancia. “Eles ajudam a puxar o sabor da fruta
e equilibram a doçura de um jeito perfeito”, explica Vânia.

Sementes à parte

Em vez de descartá-las, ligue o forno na temperatura mínima e prepare uma salmoura com bastante sal. Mergulhe os carocinhos pretos por duas horas e asse até que fiquem crocantes. Use para salpicar na salada ou abasteça o kit de snacks saudáveis.

Casca

Tanto a parte branca quanto a verde podem ser consumidas em diversos preparos.
“A parte branca pode ser usada até crua no lugar do pepino”, sugere Iracema. A casca
também fica ótima em refogados e em pratos doces. A professora já compartilhou
uma receita de compota no site do Bom Gourmet.

LEIA TAMBÉM:

>> É época de melancia! Faça doces, bebidas e pratos salgados com a fruta

>> Aprenda a fazer o pão com cara de melancia

>> É tempo de vindima! Veja como é a colheita das uvas e como participar

 

Compartilhe

8 recomendações para você