Bom Gourmet
Consumidor quer café da manhã o dia todo e produtos de fornecedores locais
"A tendência é ser multitendência". A fala é de Nathália Royo, do setor de inteligência de mercado e marketing da Galunion Consultoria. Nathália apresentou durante o FoodCo. Experience um resumo de 27 tendências de gastronomia mapeadas pela Galunion em sua mais recente pesquisa.
"Rapidez, bom atendimento e ingredientes saudáveis aparecem como critérios de escolha diferenciais", pontuou Nathália durante a apresentação no evento. O FoodCo. Experience reuniu mais de 70 empresários e restaurateurs na Cozinha Bom Gourmet na quinta (9), teve o patrocínio da Gold FoodService, Champers Embalagens e Agência Reset e apoio do Nomaa Hotel e da EGG Educa.
Das principais tendências de gastronomia encontradas na pesquisa estão ingredientes naturais (42%), café da manhã a qualquer hora (40%), comfort food (38%) e produtos de fornecedores locais e naturais (36%). "A tendência do café da manhã servido o dia todo tem a ver também com a procura pela comfort food. É uma comida que você conhece, gosta, tem o hábito de consumir com frequência e que pode ser consumida em outras refeições, como o almoço, e também como um snack", analisou Nathália.
A palestra de Nathália foi precedida por dois pitches dos convidados Guga Schifino, co-fundador da QuiQ, e Lígia Figueiredo, diretora de Go-To-Market da Kibon, marca de sorvetes da Unilever. Eles falaram sobre metaverso e inovações em produto, respectivamente.
Confira abaixo os principais temas discutidos e as tendências de gastronomia:
Geração Z
A nova geração de consumidores quer autonomia para fazer os pedidos e pagar, mas ainda prefere ser servida por um humano e tirar suas dúvidas com outra pessoa. Os critérios de consumo da nativa digital geração Z passam pelo reconhecimento e identificação com os valores apresentados pelas marcas, e cobram que a prática seja igual ao discurso.
Comunique tudo
Comunique constantemente os atributos de sua marca, seus valores, e outras características da marca que não sejam apenas a qualidade do seu produto final. Reforce que seu atendimento para delivery pode ser feito por vários canais e aplicativos.
Use suas redes sociais e presença online em aplicativos e marketplace para promover seus valores e reforçar suas políticas em meio ambiente, social e governança e conectar-se com o consumidor para além da apresentação de seu produto.
Ocasião de consumo
Identifique e domine a ocasião de consumo de seu produto. Faça constantemente o benchmarking para comparação de produtos e serviços de seus concorrentes e saber quais as lacunas de mercado e se sua marca pode atuar nela. Esse conhecimento permitirá que sua marca inove em produtos e serviços a partir do que o seu público deseja e precisa.
Ouça o consumidor
Tenha canais de escuta para coletar o máximo de feedback possível de seus clientes e monitore redes sociais e sites de pesquisa ativamente para saber o que se fala da sua marca.
Comfort food
Comida saborosa que nos lembra de "tempos mais simples" é sempre uma boa pedida. A tendência da "cultura do conforto" e da nostalgia aparecem acompanhadas de referências à cultura pop de décadas atrás (muitas vezes acompanhadas de uma experiência imersiva), como uma releitura ou uma nova apresentação de um sabor conhecido, tais como pizza, lasanha, estrogonofe, churrasco, cachorro-quente.
Consumidor protagonista
A possibilidade de alterar algum ingrediente ou de escolher a composição de um preparo atrai muitos consumidores. O estabelecimento pode oferecer um sanduíche, por exemplo, e dar a opção de o cliente escolher o pão e os ingredientes do recheio – ou o inverso, em que o cliente, com um clique em uma caixinha, desmarque os ingredientes que ele gostaria de incluir ou dobrar.
Sugestões personalizadas
Enquanto 85% dos consumidores gostariam de personalizar ou alterar seu pedido, 77% gostaria que o próprio estabelecimento sugerisse as alterações com base nas preferências que o consumidor já apresentou em pedidos anteriores. No salão, essa dinâmica é velha conhecida dos garçons e habitués. No digital, o desafio é ser assertivo na indicação sem ser intrusivo.
Sabor proprietário
Tenha um sabor só seu: pode ser o molho da casa, um prato que é o carro-chefe e cuja receita é única ou seja a mais representativa do seu negócio. Ou ainda, seja o especialista em um ingrediente e modo de preparo, assim o cliente entende o seu negócio como autoridade naquele assunto.
Indulgência permissiva
As pessoas estão sobrecarregadas e querem comer algo gostoso. A indulgência vem de forma "controlada" de várias maneiras: pode ser uma porção menor de um bolo ou sobremesa, um hambúrguer com ingredientes locais, sem conservantes, com ingredientes funcionais, menos calorias ou que levem superalimentos em sua composição.
Metaverso
A curto prazo, o metaverso enquanto experiência imersiva é uma boa solução para treinamentos e capacitações de equipes através da realidade aumentada, ou seja, voltado ao preparo dos "bastidores" do restaurante. Os universos online de games e socialização também são canais de contato entre usuários e sua marca, possibilitando uma experiência sem atrito, como compras e interação com produtos.