• Carregando...

Estima-se que no Brasil existem 2.555 Centros de Tradição Gaúcha (CTGs); logicamente, centenas deles no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até São Paulo, a maior cidade brasileira, tem um.

No Rio Grande do Sul são mais de 500; no Paraná, passam dos cem; e em Curitiba, existem 12 oficializados (*).

Cultuando as bonitas tradições dos pampas – rodeios, churrasco, fogo de chão, mate amargo, bombachas e outras roupas típicas (masculinas e femininas), cavalos, vanerão, lendas folclóricas, como a do Negrinho do Pastoreio, danças e poesias gauchescas, provas de laço e muitas outras.

Fomos à origem deles na capital paranaense, tendo como informante Adão Hugo de Lima – que no ano de 1962 ajudou a fundar o primeiro CTG na Terra dos Pinheirais, o Vinte de Setembro (cinquentenário à vista, em 2012). Por ele soubemos: atualmente, quem conduz as atividades da entidade não é um Patrão (presidente), mas uma Patroa (ou presidenta), chamada Sirlei da Aparecida Assis.

Promovendo também a culinária típica da região, lá, vez por outra, os associados têm oportunidade de degustar um legítimo arroz de carreteiro. E não será diferente nos dias que marcam a comemoração da 48.ª Semana Farroupilha (este ano de 18 a 25 de setembro).

De domingo a domingo vai ter missa crioula, almoço e jantar campeiros, sempre com um prato indispensável no cardápio gauchesco. Além do carreteiro, no evento também têm lugar café tropeiro com bolinho da graxa, feijão mexido (com farinha de mandioca), charque acebolado, quibebe, matambre enrolado, roupa velha, paçoca de pinhão com carne assada, churrasco, puchero (prato típico do Uruguai, é um cozido de carnes com verduras e legumes, sórda (açórda açoriana ou sopa de açórda), galinha missionera (com queijo), galinha ao molho (com polenta).

E uma boa refeição gaúcha pede sobremesa, como arroz com leite, ambrosia, canjica, sagu com vinho, e doces feitos com frutas. Afirmamos, sem medo de errar, a cozinha dos pagos gaúchos é triboa!

Nos próximos dias, especialmente na quinta-feira (22) na sede do CTG, será possível saborear um carreteiro, feijão tropeiro e outros pratos da cozinha dos pampas gaúchos. Seguido de animado fandango. Aceite o convite – que tal aproveitar, ir até lá, e provar os quitutes?

(*) Informado por um dos fundadores do primeiro CTG de Curitiba, são 44 na capital paranaense; embora muitos existam “apenas no papel”.

* * *

Central do Abacaxi Especialidade: Cozinha variada, dia a dia, Lanches, Massas, Orgânico, Peixes e frutos do mar, PetiscosTipo de cozinha: Árabe, Brasileira, dia a dia, Espanhola, Francesa, Italiana, Mediterrânea, Mexicana, Nordestina, Paranaense, Polonesa, Portuguesa, Variada Classificação por preço: $ Veja mais
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]