Bom Gourmet

Quer produzir seu próprio vinho? Numa vinícola catarinense isso é possível

Na Villaggio Grando, em Água Doce, o cliente escolhe uvas, nome e embalagem do rótulo; produção de 290 garrafas custa R$ 23 mil

por Andrea Torrente Publicado em 03/08/2017 às 18h
Compartilhe

Quer produzir seu próprio vinho escolhendo desde as uvas até o nome e layout da garrafa, mas você não é dono de uma vinícola? A Villaggio Grando, vinícola localizada em Água Doce, em Santa Catarina, há alguns anos promove o projeto Tenha seu Vinho que dá essa possibilidade aos amantes da bebida.

O cliente pode escolher entre as castas mais famosas como cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, marselan e petit verdot, pode optar por um vinho varietal (feito com uma única uva) ou um assemblage (mistura de castas), define o nome e o layout do rótulo.

“Todo o projeto é supervisionado pelos nossos profissionais, garantindo qualidade e um resultado perfeito à criação. O cliente terá a liberdade de optar pelas uvas que deseja ter no vinho, podendo ser um corte/assemblage ou um varietal, além de escolher também o tempo de estágio em barricas”, explica Guilherme Grando, diretor comercial da empresa.

vinicola villaggio grando em santa catarina

Os vinhos passam por um tempo em barrica antes de serem engarrafados. Foto: Divulgação.

O projeto ainda não é tão difundido, mas a procura está aumentando, segundo a vinícola. Desde 2012, ano de lançamento do projeto, foram produzidos 20 vinhos particulares. “É um projeto muito procurado por famílias, grupos de amigos e confrarias”, diz Grando.

Cada barrica produzida rende aproximadamente 225 litros de vinho, o que corresponde a cerca de 290 garrafas. O custo para produzir seu próprio vinho é de R$ 23 mil. A produção se restringe apenas aos vinhos tintos.

Durante a produção, o cliente acompanha as etapas e vê seu vinho nascer: faz o corte junto ao enólogo, prova as amostras de sua barrica e desenvolve seu rótulo.

Villaggio Grando

vinicola villaggio grando em santa catarina

Foto: Divulgação.

A Villaggio Grando, no meio oeste catarinense, é uma das maiores vinícolas de Santa Catarina. As primeiras uvas foram plantadas em 1998 e atualmente produz cerca de 210 mil garrafas de vinho e espumantes por ano.

LEIA TAMBÉM

Assista a entrevista em vídeo: conheça os vinhos tintos de Bordeaux

Veja os 50 melhores vinhos tintos brasileiros

Do rosé aos menos alcoólicos: veja as tendências dos vinhos em 2017

Compartilhe

8 recomendações para você