• Carregando...
Somente de 1º de janeiro até 12 de fevereiro foram mais de 512 mil casos de dengue no Brasil.
Somente de 1º de janeiro até 12 de fevereiro foram mais de 512 mil casos de dengue no Brasil.| Foto: Divulgação/SESA PR

Os dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta semana indicam que, de 1º de janeiro a 12 de fevereiro forma confirmados no Brasil 512 mil casos de dengue. Ao menos 75 pessoas morreram após complicações provadas pela doença.

Segundo a pasta, com a projeção atual o país poderá chegar a 4,2 milhões de casos neste ano, número recorde e superior ao registrado em 2015, considerado até então o pior ano, quando foram cerca de 1,6 milhão de infecções.

O Painel de Arboviroses do MS indica até que mesmo período de 2023 o Brasil havia registrado 93,3 mil registros da doença.

Os locais com maior incidência, segundo o Ministério, são o Distrito Federal, Minas Gerais, Arce, Paraná e Goiás. Ao todo, 340 mortes suspeitas em todo o Brasil estão sob investigação.

O MS atribui a explosão de casos ao calor extremo e chuvas mais constantes, ambientes perfeitos para proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti que também é vetor de doenças como febre amarela, chikungunya e o zika vírus.

O Ministério da Saúde alerta para a vigilância aos sintomas, considerando que eles podem aparecer em até dez dias após a picada do mosquito. Os principais sinais da infecção são febre alta, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, dores fortes no corpo, dores de cabeça e mal estar generalizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]