
Ouça este conteúdo
O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), autorizou a saída temporária de 301 presos no regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí. A decisão foi tomada para garantir a integridade física dos detentos após as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias terem comprometido a estrutura do complexo.
Como informou o jornal Estadão, a medida vale por sete dias, e os presos liberados terão que retornar à unidade prisional na próxima quarta-feira (22). Além do complexo penitenciário, as chuvas provocaram estragos na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics), na região central. Ruas ficaram alagadas e deslizamentos de terra foram registrados na cidade.
Prisão em Itajaí está acima da capacidade segundo Tribunal de Justiça
Dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) mostram que o presídio da Canhanduba, em Itajaí, está operando acima sua capacidade original. O local comporta cerca de 1,8 mil detentos, mas estava com pouco mais de 2,5 mil. De acordo com a Sejuri, os presos que permaneceram na unidade estão seguros.
Dentro do regime semiaberto, os detentos podem sair durante o dia para trabalharem, mas precisam retornar à noite para dormirem no complexo prisional. Com as autorizações temporárias de saída, esses presos terão o direito de, por uma semana, dormirem fora da cadeia.
Chuvas em Santa Catarina deixaram 10 cidades em estado de emergência
Principais destinos turísticos de Santa Catarina, Balneário Camboriú e Florianópolis decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram o litoral do estado nesta quinta-feira (16). A Defesa Civil confirmou que mais oito cidades catarinenses estão em estado de emergência pelos alagamentos: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Porto Belo, Ilhota, São José e Palhoça.
Segundo informações da prefeitura de Balneário Camboriú, a cidade registrou 197,8 mm de chuva em 24 horas, sendo que a média esperada para todo o mês de janeiro era de 215 mm. As principais avenidas da cidade turística estão interditadas. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família abriu três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
VEJA TAMBÉM:
- Balneário Camboriú e Florianópolis decretam estado de emergência após fortes chuvas

- Os detalhes do túnel imerso que está sendo planejado para Santa Catarina

- Governo de Santa Catarina abre nova licitação para remover “ilha” de sujeira

- Moraes manda PF interrogar Jorginho Mello sobre conversas entre Bolsonaro e Valdemar





