Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Em Itajaí

Justiça de SC libera saída temporária de presos em unidade atingida pelas chuvas

Santa Catarina presos saída temporária
Penitenciária de Itajaí foi afetada pelos temporais que atingiram o estado de Santa Catarina. (Foto: Divulgação / Sejuri)

Ouça este conteúdo

O governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), autorizou a saída temporária de 301 presos no regime semiaberto do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí. A decisão foi tomada para garantir a integridade física dos detentos após as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias terem comprometido a estrutura do complexo.

Como informou o jornal Estadão, a medida vale por sete dias, e os presos liberados terão que retornar à unidade prisional na próxima quarta-feira (22). Além do complexo penitenciário, as chuvas provocaram estragos na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cepics), na região central. Ruas ficaram alagadas e deslizamentos de terra foram registrados na cidade.

Prisão em Itajaí está acima da capacidade segundo Tribunal de Justiça

Dados do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) mostram que o presídio da Canhanduba, em Itajaí, está operando acima sua capacidade original. O local comporta cerca de 1,8 mil detentos, mas estava com pouco mais de 2,5 mil. De acordo com a Sejuri, os presos que permaneceram na unidade estão seguros.

Dentro do regime semiaberto, os detentos podem sair durante o dia para trabalharem, mas precisam retornar à noite para dormirem no complexo prisional. Com as autorizações temporárias de saída, esses presos terão o direito de, por uma semana, dormirem fora da cadeia.

Chuvas em Santa Catarina deixaram 10 cidades em estado de emergência

Principais destinos turísticos de Santa Catarina, Balneário Camboriú e Florianópolis decretaram estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram o litoral do estado nesta quinta-feira (16). A Defesa Civil confirmou que mais oito cidades catarinenses estão em estado de emergência pelos alagamentos: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Porto Belo, Ilhota, São José e Palhoça.

Segundo informações da prefeitura de Balneário Camboriú, a cidade registrou 197,8 mm de chuva em 24 horas, sendo que a média esperada para todo o mês de janeiro era de 215 mm. As principais avenidas da cidade turística estão interditadas. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família abriu três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.