• Carregando...
Em Gramado, no RS, uma casa foi soterrada após desmoronamento. Duas pessoas morreram
Em Gramado, no RS, uma casa foi soterrada após desmoronamento. Duas pessoas morreram| Foto: Divulgação/Ascom/Prefeitura de Gramado

Fortes chuvas deixaram ao menos sete mortos no Sul do país desde quinta-feira (16). No Rio Grande do Sul, foram registradas quatro mortes e em Santa Catarina a Defesa Civil do estado informou a morte de três pessoas. Outras três estão desaparecidas.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 38 municípios gaúchos registraram algum tipo de ocorrência devido às fortes chuvas dos últimos dias. Em Gramado, duas mulheres morreram soterradas na residência onde moravam após um desmoronamento. Em Vila Flores, também na região da serra, um homem foi encontrado morto depois que teve o carro levado pela correnteza que atingiu uma rodovia estadual. A tragédia se repetiu em Coqueiros do Sul, no Norte gaúcho, onde uma mulher teve o carro arrastado ao tentar passar por uma ponte. Outras duas pessoas que estavam com ela, inclusive uma criança de dois anos, não foram encontradas.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou que está acompanhando as ações da Defesa Civil junto aos municípios impactados pelas chuvas e na segunda-feira (20) deve iniciar visitas a essas cidades. "Além de resgates, partimos para ações de reestabelecimento de energia, telecomunicações e desobstrução de vias, com equipes da Brigada, dos Bombeiros e apoio do Exército", escreveu neste domingo (19) na rede social X (antigo Twitter).

Em Santa Catarina, 67 municípios estão em situação de emergência em função das fortes chuvas, sendo a região Oeste a mais afetada. A Defesa Civil confirmou três mortes no estado: duas em Taió, no Alto Vale do Itajaí, e uma em Palmitos, no Oeste catarinense, na quinta-feira. Também há um homem desaparecido em Praia Grande.

"Todo o volume de chuva esperado para o período entre quarta e hoje para Santa Catarina caiu em poucas horas, na quinta-feira", disse o governador Jorginho Mello (PL). "Os estragos são muitos, e infelizmente tivemos mais três vidas ceifadas. Agora, toda ajuda é necessária para recuperarmos nosso Estado e evitarmos mais danos. Já me reuni com a bancada de Brasília e vamos cobrar uma posição firme do governo federal", afirmou no X, neste sábado (18).

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que temporais isolados podem voltar a ocorrer no estado a partir de terça. "As chuvas podem ocorrer de forma intensa, com volumes significativos em curto período de tempo, e acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo", alertam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]