• Carregando...
Oldboy: filme sul-coreano baseado em mangá japonês foi premiado em Cannes | Divulgação
Oldboy: filme sul-coreano baseado em mangá japonês foi premiado em Cannes| Foto: Divulgação

Mostra

Veja a programação desta e outras mostras no Guia Gazeta do Povo.

  • Cena de Anti-herói Americano, adaptado da obra de Harvey Pekar

No encontro entre as linguagens das histórias em quadrinhos e o cinema contemporâneo "rolou química". Na lista dos maiores sucessos de bilheteria e de filmes aclamados pela crítica nos últimos anos estão várias adaptações de alguma graphic novel clássica para a tela grande.

Alguns deles poderão ser vistos e debatidos com especialistas na mostra HQ nas Telas, que o Museu da Imagem e do Som do Paraná promove em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de hoje até sexta-feira, 21, sempre às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê, no centro de Curitiba. (mais informações ao lado).

A mostra vai exibir todos os dias um filme adaptado de histórias em quadrinhos. Antes de cada sessão, especialistas como o artista visual Tom Lisboa, o cineasta e dramaturgo Paulo Biscaia Filho e o crítico de cinema Marden Machado analisam obras marcantes que uniram com sucesso as duas linguagens.

Semiótica

No encontro, será relançado o livro Histórias em Quadrinhos & Cinema, de Denise Azevedo Duarte Guimarães, lançado no mês passado no Museu Guido Viaro. Doutora em Estudos Literários, Denise é professora do programa de mestrado e doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP, na qual coordena a linha Estudos de Cinema e Audiovisual.

No livro, ela analisa a transposição para o cinema de obras criadas por autores fundamentais para a evolução das HQs, como Will Eisner, Alan Moore e Frank Miller.

À Gazeta do Povo, ela contou que começou a prestar atenção nas HQs por influência dos filhos fãs de quadrinhos e que nelas descobriu "um vasto e rico território para o debate acadêmico, tanto no âmbito da narrativa quanto da semiótica", uma das áreas fundamentais de interesse e de seu campo de pesquisa.

Programe-se

Confira a agenda da mostra que tem início hoje à noite:

Hoje

Anti-herói Americano -(EUA, 2003). Direção de Shari Springer Berman e Robert Pulcini. Apresentação pelo artista visual Tom Lisboa.

Amanhã

Oldboy - (Coréia do Sul, 2003)Direção Chan-wook Park. Apresentação pelo diretor teatral e cineasta Paulo Biscaia Filho.

Quinta-feira (20)

Persépolis - (França, 2007)Direção de Marjane Satrapi e Vincent Parronaud. Apresentação pelo crítico de cinema Marden Machado.

Sexta-feira (21)

Palestra de Denise Azevedo Duarte Guimarães e lançamento do livro Histórias em Quadrinhos & Cinema. Serão exibidos trechos de filmes citados no livro, como Watchmen, Constantine, V de Vingança, Sin City – A Cidade do Pecado, The Spirit – O Filme e 300.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]