• Carregando...

1. Anote

Quando tiver dificuldade para reconhecer suas conquistas, faça anotações para relembrar que seus momentos de sucesso foram reais e fruto de méritos próprios. É muito fácil esquecê-los ao longo do tempo. Você pode reler as anotações de tempos em tempos.

2. Aprenda

Encare as tarefas e os desafios como chances para aprender coisas novas. Tenha como objetivo estar sempre se atualizando, e não parecer “inteligente” a qualquer custo.

Sou uma fraude

Quem sofre com a síndrome do impostor não reconhece as próprias conquistas e vive o tempo todo com medo de ser “descoberto”

Leia a matéria completa

3. Questione

Lembre-se de que pensamentos geram sentimentos. Questione se o que você pensa é de fato um dado da realidade ou um pensamento “impostor”. Pensar “como uma fraude” gera ansiedade e pode atrapalhar em um momento decisivo, como na apresentação de um trabalho ou numa prova.

4. Lembre

Se você é estudante, lembre-se que, no ambiente acadêmico, onde há muitos estudiosos, é fácil deixar que o pensamento impostor tome conta. Relembre que você está lá para aprender.

5. Analise

Avalie quais momentos fazem você se sentir como impostor e questione se há expectativas de membros da família envolvidos.

6. Aceite

Não crie desculpas para justificar suas conquistas ou o sucesso, dizendo: “Ah, foi sorte”, ou: “Eu estava no lugar certo na hora certa”. Evite pensar que “se eu consigo fazer, qualquer um consegue”.

7. Escute

Não fique demasiadamente abatido com críticas construtivas nem acredite que essas são evidências do seu fracasso.

8. Relaxe

Não se sinta mais aliviado que feliz quando conseguir atingir seus objetivos. Não se preocupe de um dia ser “descoberto” como uma fraude.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]