• Carregando...
Bonecos em látex de Tainá Gomes, em tamanho real | Alfredo Gomes Filho/Divulgação
Bonecos em látex de Tainá Gomes, em tamanho real| Foto: Alfredo Gomes Filho/Divulgação

Exposição

Villa Puppet Art

Villa Hauer Cultural (R. Bom Jesus do Iguape, 2.121 – Hauer), (41) 3333-7652. Inauguração hoje, das 11 às 16 horas. Entrada franca. Após a inauguração, visitas sob agendamento. Até 1º de setembro. Detalhes sobre os cursos do espaço podem ser obtidos no site www.villahauercultural.com.

  • Adereço feito por Gomes para a peça Kafka, de Edson Bueno

Com pouco mais de dois meses de funcionamento, o Villa Hauer Cultural, espaço autônomo voltado para as artes localizado no bairro Hauer, inaugura hoje, às 11 horas, a sua segunda exposição, Villa Puppet Art. Um dos idealizadores do espaço, Alfredo Gomes Filho, reuniu o que já havia em seu acervo pessoal e montou uma mostra onde as pessoas poderão compreender as técnicas da cenografia e da arte de fazer bonecos. A exposição dá início, ainda, aos primeiros cursos que serão ofertados pelo Villa (saiba mais ao lado).

Estão na mostra bonecos javaneses, mamulengos (típico fantoche do nordeste) e outros comprados por Gomes no Festival Mundial de Teatro de Marionetes, na França, além de materiais do acervo da companhia do bonequeiro, a Pivete Cia. de Arte. "O público faz uma viagem pelo universo dos bonecos, observando as técnicas de confecção e experimentando a ilusão palco e plateia", salienta. Parte dos materiais da exposição será mostrada em tamanho real, como bonecos em látex produzidos por Tainá Gomes e Inecê Gomes.

Cenário

Além dos bonecos, há várias maquetes de cenários de teatro produzidos por Alfredo Gomes, cenógrafo e cenotécnico experiente, responsável por espaços como o Teatro Positivo e a reforma do Teatro Bom Jesus. Uma delas é a do cenário do espetáculo Esperando Godot, da Escola do Ator Cômico. O visitante poderá também ver parte do cenário da peça Kafka, de Edson Bueno, que foi remontado por Gomes em tamanho real em uma das salas do Villa Hauer Cultural. "Isso vai dar para as pessoas uma noção da cenografia, como tudo é construído." Uma barata gigante confeccionada para o espetáculo rendeu para Gomes o Troféu Gralha Azul de melhor adereço em 2010.

Cursos

Saiba quais oficinas estão programadas para o segundo semestre no Villa Hauer Cultural:

Teatro para crianças e adultos

Aulas três vezes na semana, com valor de R$ 60 a R$ 100. Fechamento de turma mediante participação de, no mínimo, dez alunos. Há, ainda, cursos para teatro de bonecos e figurinos para teatro.

Cenografia

As aulas devem acontecer em setembro e abordam desde a história da cenografia, o estudo de possibilidades de acabamento e a vivência em um ateliê. Haverá oficinas de cenotecnia para teatro, montagem de adereços e maquiagem artística.

Circo

A oficina será ministrada uma vez por semana, mediante fechamento de turma, e abordará as várias técnicas do circo, como malabares, trapézio, entre outros.

Caracterização

Estão abertos curso de caracterização em látex, para interessados na técnica de retirada de molde com alginato, do rosto, cabeça e membros. O curso é todo prático, com manipulação de diversos materiais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]