Neste fim de semana (24, 25 e 26), a Cia. de Teatro Novos Candangos e a No Ato Produções trazem a Curitiba o espetáculo "A Falecida" (confira o serviço completo), com texto original de Nelson Rodrigues. O dramaturgo, que ficou famoso por peças como "Vestido de Noiva", "Anjo Negro", "A Mulher Sem Pecado" e outras, completaria 100 anos no próximo dia 23. "A Falecida" conta a história de Zulmira e Tuninho. Ela, tuberculosa. Ele, desempregado que vive dos restos de uma indenização. Quando a mulher decide visitar uma cartomante, a vida do casal vira de cabeça para baixo e Zulmira vai descobrir a explicação para o mistério que permeia seus males.
A adaptação da Cia. Novos Candangos estreou em agosto de 2012 no Rio de Janeiro e foi contemplada pelos Prêmios "Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico (2012)", "Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2012" e "Prêmio SESC do Teatro Candango".
Nelson
O escritor, jornalista e romancista Nelson Rodrigues começou a fazer textos para o teatro em 1941 e se tornou referência no gênero. Ele é um dos responsáveis por criar a "Tragédia Carioca", uma trama que segue os moldes da tragédia grega, mas é mais contemporânea e irônica. Em suas obras, trata de temas como a sociedade, as instituições, casamento, erotismo e traição.