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Meia-noite em Paris: retrato irônico e bem-humorado da belle époque parisiense | Divulgação
Meia-noite em Paris: retrato irônico e bem-humorado da belle époque parisiense| Foto: Divulgação

Uma carta de amor à cidade-luz

Nos últimos anos, durante coletivas alternadas nos festivais de Veneza e Cannes, um dos realizadores mais celebrados da história do cinema adotou sempre a mesma postura. Cabeça baixa entre as mãos, aparentemente recolhido em si mesmo, perdido em pensamentos, certo ar ausente. No mês passado, quando abriu oficialmente o 64.º Festival de Cannes, Woody Allen foi para a entrevista coletiva e repetiu o comportamento. Respondeu às perguntas sem encarar a plateia de jornalistas, certamente também aturdido pelos spots. Cansaço? Ansiedade? Certa surdez ? Impaciência? Pode ser. Afinal, são 75 anos de idade, 40 de carreira e 42 filmes, média que raros diretores podem ostentar. No entanto, dias depois da estreia mundial de Meia-Noite em Paris – em lançamento no circuito brasileiro a partir de hoje –, durante entrevista concedida no ensolarado terraço do Hotel Martinez, no coração da Croisette, em Cannes, ele era outro homem. Descansado, bem disposto, eloquente e alegre, certamente por conta da longa ovação que recebeu após a projeção no Grand Theatre Lumière na gala de abertura. E também pela acolhida da mídia no mínimo simpática ao seu filme. Quando a meia hora prevista de conversa terminou, o encontro ainda durou outros afáveis dez minutos, inesperado e generoso bônus.

Leia a entrevista completa

Se você é daqueles que recorda com frequência como era verde o seu vale, que era feliz, sabia disso perfeitamente e tem nostalgia de um passado que não vai voltar, então se passa com você o mesmo que com o protagonista da mais recente comédia de Woody Allen, Meia-Noite em Paris (confira trailer, fotos e horários das sessões; atenção à data de validade da programação em cinza). O filme chega hoje aos cinemas brasileiros no maior circuito de salas já montado para qualquer outro filme do cineasta. A ambição da distribuidora se justifica plenamente.

Muitos cinéfilos mais radicais, daquela empedernida legião de fãs de carteirinha do cinema de Allen, vão curtir este originalíssimo Meia-noite em Paris com enorme e renovado prazer. A história recupera muito das características próprias de seu estilo clássico – são 97 cópias, em 35 cidades. Owen Wilson, que reencarna o es­­­pírito dos personagens interpretados pelo próprio diretor ao longo de sua filmografia, vive aqui o roteirista e escritor Gil, ao mesmo tempo saudoso e melancólico, que sonha com a Paris do final do século 19 e nos revolucionários anos 1920. Tempo de noites infinitas, quando os intelectuais mais importantes do momento se reuniam em festas intermináveis debatendo as artes e a condição humana. Tempo de indissociáveis vapores etílicos a embalar romances nos bares enfumaçados. Tempo em que se promulgava uma bela e estetizada autodestruição, quando Paris era uma festa permanente.

Túnel do tempo

O protagonista passa uma temporada em Paris com a cética e realista noiva Inez (Rachel McAdams), e com os pragmáticos pais dela que, naturalmente, desaprovam um futuro genro escritor que trafega na contramão do ideário capitalista. Fascinado pelo romantismo da cidade, perdido em sonhos sob a chuva à procura dos restos de um paraíso perdido, certa noite Gil embarca numa fantástica aventura que o colocará frente a frente com Scott Fitzgerald e sua mulher Zelda. Incrédulo de início, logo se dá conta de que os anos dourados estão à sua frente, em carne e osso, assumindo a identidade de Hemingway, Picasso, Dali, Buñuel, Gertrude Stein e outros mitos das artes. Com eles, todas as noites, como Cinderela, o personagem passa a viver o furor e a exaltação desta viagem no tempo, que reserva ainda o fascínio pela bela Adriana (Marion Cotillard).

Com Meia-noite em Paris, solidamente apoiado na rejuvenescida imaginação e naquele velho sarcasmo agora reciclado, Allen rende homenagem ao poder e à sobrevivência das artes, bem como ao idealismo. Neste ameno e ao mesmo tempo crítico exercício de nostalgia, o cineasta observa com ironia e humor a belle époque parisiense e mostra que tudo aquilo que os contemporâneos sonham, canonizando o tempo perdido, outros já fizeram em épocas diferentes.

Como tinha demonstrado há 26 anos em A Rosa Púrpura do Cairo, a tênue fronteira que separa realidade de ficção pode ser cruzada, sempre e quando se esteja consciente de suas possíveis conse­­quências. Embora fale novamente de seus temas recorrentes – o amor que nunca se encontra plenamente ou a arte como sucedâneo do vazio existencial –, o tom de Allen é mais ligeiro do que em outras ocasiões, e a opção pelo divertissement é evidente. Até porque, neste território, é possível alcançar uma certa felicidade.

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