• Carregando...

Um grupo de instrumentistas que se propõe a pensar em uma nova maneira de se fazer música brasileira. Essa é uma definição possível para o Hamilton de Holanda Quinteto, que chega hoje em Curitiba para apresentar o seu novo disco, Brasilianos. O show, marcado para as 21 horas no Teatro Paiol, faz parte da série Natura Musical, que no fim do mês também traz a cantora Marisa Monte a Curitiba, para lançamento de seus dois novos CDs.

O bandolinista Hamilton de Holanda, responsável pelas composições do grupo, reuniu em seu quinteto jovens instrumentistas especializados em MPB. "Há uma nova geração surgindo", afirma o músico. "Essa moçada faz música baseada no que já compuseram os Hermetos, os Egbertos, os Pixinguinhas, mas de uma maneira nova, atual", afirma Holanda. Segundo ele, além do gosto pela MPB, uma das características que une os integrantes de seu quinteto é o virtuosismo instrumental.

No disco Brasilianos, Holanda fez composições em homenagem a grandes nomes da história musical do país. Há faixas dedicadas a Baden Powell, Vinícius de Moraes e Hermeto Pascoal, por exemplo. E também há outras inspiradas em grandes correntes formadoras do som brasileiro: estão presentes a ginga da gafieira, a música africana, o samba e o baião, entre outros.

Selecionado para fazer parte do Natura Musical, Hamilton Holanda diz que está tendo uma experiência nova ao viajar por todo o país com a turnê de seu novo disco. "São músicas ainda novas, desconhecidas, mas o público tem recebido muito bem. E em cada cidade, a recepção acontece de uma maneira muito diferente da anterior", afirma ele.

No show de Curitiba, além das composições próprias, farão parte do repertório três clássicos da música nacional. De Heitor Villa-Lobos, o grupo toca O Trenzinho do Caipira, que segundo o chefe do quinteto foi "urbanizada" pelo grupo. De Gilberto Gil, foi selecionada "Procissão", que agora ganha um estilo jazzístico. E de Edu Lobo, estará presente "Ponteio".

Hamilton de Holanda também faz dois números-solo ao bandolim em cada cidade. Mas as músicas são escolhidas na hora e, segundo ele, dependem do clima que o show está tomando. "Esta é sempre a surpresa da noite", diz ele. Portanto, só vai ficar sabendo quem for ao Paiol conferir o show de hoje à noite.

Serviço: Show com Hamilton de Holanda Quinteto. Teatro Paiol (Pça. Guido Viaro, s/n.º), (41) 3213-1340. Hoje, às 21 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (estudantes e idosos).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]