Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adulteen

A música como elixir da juventude

Angus Young, guitarrista do AC/DC: paletó, gravata e bermuda colegiais recriam um eterno jovem a cada show | http://music.aol.com
Angus Young, guitarrista do AC/DC: paletó, gravata e bermuda colegiais recriam um eterno jovem a cada show (Foto: http://music.aol.com)

Angus Young é – ou tenta ser – jovem até no nome. O guitarrista do AC/DC, de 53 anos, veste-se como um colegial de escola particular e faz da sua Gibson GS um brinquedo, dada a facilidade com que toca o instrumento e as performances nos palcos. A "atitude" e as escolhas do figurino também servem para que músicos tentem ludibriar a real idade que tem.

Young (jovem, em inglês) também é conhecido pelo duck walk, ou o "passo do pato", movimento corporal inspirado em Chuck Berry, sua mais forte influência. Durante o "número", o músico gira, pula em um pé só e se joga ao chão, como se uma criança serelepe se apoderasse momentaneamente de seu corpo. É um adulteen em ação.

Diogo Fernandes, baterista da banda curitibana Heitor & Banda Gentileza, não assume a condição de "adultescente", mas revela que, no palco, o que há é um personagem. "Na maioria das vezes a roupa e o estilo representa o que as bandas são mesmo, independentemente da idade dos integrantes. Mas às vezes os músicos assumem um personagem na hora de tocar. O Slash (guitarrista do Gun's N Roses, de 43 anos) e sua cartola, por exemplo", disse Fernandes, de 28 anos.

Os tênis allstar, símbolo possível do alternativo e da juventude, dividem espaço com pulôveres comportados no armário de Fernandes. Mas a hipótese de que há roupas específicas para determinadas faixas etárias é refutada. "Acho que esse conceito deixou de existir. Meu pai, por exemplo, já passou dos 50 e tem mais pares de allstar e calças rasgadas do que eu. A roupa é uma bela forma de expressão, mas não tem muito a ver com a idade. É mais com estado de espírito mesmo", explicou. "É que eu me sinto bem mais jovem do que eu sou", completou o músico.

Entre um ensaio e outro e principalmente nos finais de semana, o músico e a banda se divertem jogando videogame. A Atividade é levada a sério. "Pretendo jogar muito videogame com meus filhos. Para mim é um passatempo relativamente novo que as pessoas insistem em relacionar com a idade. É uma interface diferente para você se divertir sozinho ou não. Poderia ser baralho, xadrez, tanto faz. Velhinhos jogam dama na praça e ninguém diz que eles não têm idade para isso", disse, revelando que a música também tem lugar na diversão "para adultos". "Inclusive, o Guitar Hero novo (World Tour) é bem bacana, cheio de coisas novas! Ando dormindo muito tarde por culpa dele".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.