Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adulteen

Em busca dos garotos perdidos

O cinema é povoado por adultos que se recusam, ou não conseguem, desistir da adolescência tardia

Em O Grande Garoto, Hugh Grant é um playboy que aprende a ser adulto com um menino de 12 anos |
Em O Grande Garoto, Hugh Grant é um playboy que aprende a ser adulto com um menino de 12 anos (Foto: )
Cameron Diaz age como uma colegial irresponsável no filme Em Seu Lugar |

1 de 2

Cameron Diaz age como uma colegial irresponsável no filme Em Seu Lugar

Matthew McConaughey: surfista trintão, simpático e boa vida em Armações do Amor |

2 de 2

Matthew McConaughey: surfista trintão, simpático e boa vida em Armações do Amor

Se o escritor britânico Nick Hornby, aos 51 anos, é um autor emblemático para compreender adultos que agem, pensam e sentem como adolescentes tardios, a adaptação para o cinema de seu best seller Um Grande Garoto, de Chris e Paul Weitz, talvez seja o filme mais lembrado quando se pensa na "síndrome do garoto perdido".

Como os meninos abduzidos e levados por Peter Pan à Terra do Nunca, onde o tempo não passa e condena-os a uma infância eterna, o personagem central da história, Will Freeman (Hugh Grant), é a imaturidade em pessoa aos 30 e poucos anos. Foge de responsabilidades e coleciona namoradas, às quais dá menos atenção do que a sua coleção de discos. Até o dia em que percebe que todos os seus amigos já fizeram "a passagem" para a vida adulta. Menos ele.

A solução que encontra, num rasgo de criatividade pueril, é inventar um filho imaginário, na esperança de conquistar uma nova faixa do público feminino: as mães solteiras. Acha que só isso lhe dará uma certa aura de respeitabilidade. É quando entra em cena (e na sua vida) o pré-adolescente Marcus (Nicholas Hoult), que apesar de ter apenas 12 anos e enfrentar sérios problemas familiares, dá a Will lições de maturidade, fazendo-o repensar o vazio de sua existência.

Delicado e tocante, Um Grande Garoto coloca em questão um determinado perfil de comportamento masculino muito comum no mundo contemporâneo – e já retratado em outros filmes, como a comédia norte-americana Armações do Amor, de Tom Day.

Na comédia romântica, Matthew McConaughey vive o papel de Tripp, um surfista trintão simpático e boa vida que insiste em continuar vivendo sob o mesmo teto que seus pais. Numa das seqüências mais engraçadas do filme, o marmanjo leva Paula (Sarah Jessica Parker), uma mulher feita, para passar a noite com ele, sem lhe contar que não mora sozinho. Quando o pai de Tripp (Terry Bradshaw) os pega no flagra, a moça surta e lhe diz que não consegue compreender como alguém de sua idade pode continuar vivendo como um adolescente.

O que Tripp não sabe é que Paula foi contratada por seus pais para justamente ensinar-lhe o caminho rumo a uma vida mais independente.

Colegial

Mas não são apenas os homens que padecem da tal síndrome da "adultescência". Em No Seu Lugar, comédia dramática de Curtis Hanson, Cameron Diaz é a versão feminina de Will e Tripp. Irmã mais nova de Rose (Toni Collette), uma bem-sucedida advogada, a personagem tem mais de 30 anos, mas age como uma colegial. Sempre em busca de vastas emoções e vítima de pensamentos para lá de imperfeitos.

Sem eira nem beira, emprego ou família, acaba enxotada por Rose quando é pega na cama com o namorado da irmã mais velha. Só lhe resta, então, procurar a vó materna (Shirley McLaine), que nunca mais viu depois do suicídio da mãe, que era maníaco-depressiva e matou-se quando ela e Rose eram meninas.

Em comum, Maggie, Will e Tom parecem ter os medos. De crescer, assumir responsabilidades, enfrentar perdas e arcar com as conseqüências de seus atos. O fato de terem sido mimados além da conta também conta nessa equação perversa. Mostra que, por trás de um adulteen, pode haver pais e mães que, talvez por medo de se verem sós no ninho, alimentam essa adolescência eterna.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.